Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

(a)Riscar o Património 2017 - T.Vedras


Nesta edição, um pouco à semelhança do que aconteceu em 2015, a CM T. Vedras e a CCC bem como as freguesias envolvidas, levaram-nos para longe da cidade para registarmos o património Natural na sua verdadeira essência. Começamos pela Quinta da Folgorosa em Dois Portos, onde fomos recebidos muito bem pelo Eng. Melícias, mestre na arte de fazer bom vinho. Fiz uma aguarela das vinhas mais baixas da encosta em registo muito rápido com o único objectivo de "desenhar" a bela luz que estava no momento. 


E de seguida para contrastar com a luz total do exterior, fui até a adega para registar o local onde o vinho é produzido. O cheiro era um misto de excitação (adoro vinho!) e incomodo, porque era muito forte e sem beber nada, facilmente sairíamos dali embriagados... 


...mas a adega era fantástica e eu arrisquei o segundo numa abordagem ligeiramente diferente, antes da prova de vinhos que se seguiu.
Não consegui ficar mais tempo para o resto do dia, que foi glorioso. Entre paisagens deslumbrantes, oferta de almoço, provas de vinhos e de doces regionais, ficaram desenhos fantásticos de todos os participantes.

Até 2018

6 comentários:

Marcelo de Deus disse...

Natureza, néctar e estes desenhos !!!
Não se pode querer mais !

Marcelo de Deus disse...

Aditamento ao meu comentário;sabes como aprecio os ultimos dois registos, mas o primeiro,tenho estado a olhá-lo uma e outra vez e a pensar cá pra mim:que p..a de luz!

Bruno Vieira disse...

Vi quando estavas a fazer o primeiro e a meio já estava muito bom, cheio de vida.

USkP Convidado disse...

Perfeito...

Fefa

Lurdes Morais disse...

Chiça! Estás feito aguarelista! *.*

José Leal disse...

E por falar de luz... se no 1º como diz o Marcelo está 'brutal', não posso concordar mais. Mas os contrastes de luz e sombra no sombrio interior do 2º e 3º... são qlq coisa. Não é fácil representar luz e sombra no 'escuro' (quase).

Quanto a seres aguarelista, nunca duvidei! Sempre acreditei!
Abração Pedro Alves
- José Leal