Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Saltar de cabeça e acreditar que vamos voar

 É com esta disposição que tenho participado nas oficinas “Um ano a desenhar para o futuro 2017” na Casa-Atelier Vieira da Silva". As experiências gráficas têm sido absolutamente fascinantes. Este sábado foi a vez de Santi Salles e Maru Godas. Separamo-nos em dois grupos para fazer à vez, a proposta de exercício destes dois grandes artistas catalães. Eu fiquei primeiro com o Santi Salles. O desafio consistiu em pintar descobrir os volumes dos edifícios com manchas de cor. Depois das manchas secas utilizamos os lápis de cor para acrescentar os detalhes. Uma hora depois fixou assim:

O tempo fugia-nos das mãos e após a partilha dos cadernos trocámos com o outro grupo.
A proposta da maru consistia em fazer grandes manchas de cor. Não importava se respeitávamos a cor real. Captar a essência do sítio com gestos rápidos e misturar tudo , linhas ,manchas materiais para enriquecer o trabalho.

Foi uma manhã muito divertida com dois apaixonados pelo desenho que nos levaram numa viagem pictórica incrível.
Durante a tarde na palestra ficamos a conhecê-los melhor, quem os inspiram , o que os leva a a desenhar. 


8 comentários:

nelson paciencia disse...

Que grandes grandes desenhos!

Ketta disse...

Estas páginas estão cheias de energia!

Filipe Almeida disse...

Concordo com a Ketta, parece que os desenhos estão vivos.

L.Frasco disse...

Gosto mesmo de quando partilhas o teu entusiasmo com estas sessões. E tens razão: foi um privilégio receber um pouco da riqueza do trabalho da Maru e do Santi. E até da sua simpatia.
E os teus trabalhos acusam isso! O da Maru está muito bom e deixa muito a explorar!!

Rosário disse...

Estão fantásticos os teus desenhos!

Eduardo Salavisa disse...

Como já te disse, estás a desenhar cada vez melhor, assim ou doutra maneira.

Rita Catita Afonso disse...

Admiro a forma como aceitas os desafios embora já desenhes há tanto tempo e já tenhas encontrado o teu estilo. Sais muito bem da tua zona de conforto e sempre com entusiasmo. Ser feliz a desenhar é isto!

Marilisa Mesquita disse...

Gosto muito da paixão que colocas no que fazes, e isso passa sempre para os desenhos! estes estão fabulosos, e foi tão bom poder vê-los ao vivo! :)