Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 28 de maio de 2017

Órgãos da Basílica do palácio nacional de Mafra

A Basílica do Palácio Nacional de Mafra tem 6 órgãos. Cada um tem um nome: Órgão do Evangelho, Órgão da Epístola, Órgão de São Pedro de Alcântara, Órgão do Sacramento, Órgão da Conceição e Órgão de Santa Bárbara. Este conjunto é único no Mundo. Uma das suas principais características é o facto de terem sido pensados para tocarem em conjunto. Comportam-se como uma orquestra. Quando foram feitas não havia peças musicais para eles. Por isso a partir de 1907/1908, altura em que foram construídos, foi um frenesim de compositores em seu redor.
A Câmara Municipal de Mafra, ciente do seu valor, criou com a ajuda do ministério da Cultura, um prémio internacional de composição para estes órgãos, que já vai no seu terceiro ano. Este ano teve bastantes candidatos dos 4 cantos do mundo. No dia 25 de Maio fomos ouvir as peças vencedoras. É um espectáculo admirável.


4 comentários:

André Duarte Baptista disse...

tão bom. parabéns António

Teresa Ruivo disse...

Incrível o primeiro desenho António!

Leonor Janeiro disse...

Gosto muito, tem estética.
Leonor Janeiro

Marcelo de Deus disse...

Tb acho o primeiro muito incrível !