Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 15 de março de 2017

Exposição Roque Gameiro Lisboa Antiga em Minde


Caros sketchers,

Aqui vai a prometida informação adicional sobre o encontro em Minde que marcará o arranque da exposição ROQUE GAMEIRO LISBOA ANTIGA no Museu de Aguarela Roque Gameiro.

A memória descritiva e o guia de Minde estão disponíveis para descarregar AQUI em pdf. Podem também descarregar uma versão que vos poupa tinteiro AQUI, também em pdf.

O guia tem alguns textos de enquadramento à exposição, bem como informações sobre locais de comes e bebes, para o almoço livre, e dormidas, para os que fiquem em Minde. Alguns destes locais apoiaram financeiramente a reprodução dos desenhos que serão expostos.

O encontro de dia 18 de Março começa às 10h no Museu de Aguarela Roque Gameiro (MARG). Durante o encontro, será possível visitar gratuitamente a exposição do Museu com aguarelas originais de Alfredo Roque Gameiro - algumas delas foram feitas para ilustrar uma edição d'As Pupilas do Senhor Reitor', de Júlio Dinis.

Será também possível desenhar pela vila de Minde, pelos jardins do Museu e pelo Atelier de Tecelagem do Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro (CAORG), de forma livre. Estão também disponíveis, mediante reserva e pagamento, visitas organizadas à Serra de Aire, para os desenhadores e não-desenhadores que os acompanhem. Todas as informações estão no guia, simpaticamente fornecidas pelo CAORG.

A exposição, que ainda estará em montagem durante a manhã, estará pronta para visitar a partir das 15h. Teremos um pequeno momento de inauguração, com algumas palavras da organização e da Maria Alzira Roque Gameiro, directora do MARG.

O CAORG organiza também um programa musical durante a tarde de sábado e domingo, para aqueles que queiram prolongar a estadia e aproveitar para conhecer melhor a região de onde era originário o aguarelista que tanto nos inspirou ao longo deste desafio.

Esperamos que se divirtam, que gostem da exposição e que desenhem muito! Para qualquer questão, não hesitem em contactar-nos (927 892 783 - Pedro Loureiro)

Bons desenhos

2 comentários:

L.Frasco disse...

Não faltem!!
Asseguro-vos que a exposição, o programa, o Museu e Minde justificam a deslocação e é só 1 hora e pouco de caminho (a partir de Lisboa).
Fica mesmo ali perto de Alcanena...

António Procópio disse...

Lá estarei.