Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 19 de abril de 2015

Dia Internacional de Monumentos e Sítios em Torres Vedras

Para marcar o Dia Internacional de Monumentos e Sítios, juntamos cabeças, canetas, pincéis e papeis no Castelo de Torres Vedras.
Intimamente ligado ao nascimento da cidade de Torres Vedras, este lugar é como um velho gigante cansado, em ruína e debruçado sobre o monte enquanto vigia o horizonte.
O dia foi do vento, sol, nuvens e uma pitada de chuva, o tempero foram os verdes da vegetação, os azuis emaranhados em branco do céu e os salpicos de vermelho das papoilas que marcam a primavera.
Lancei um exercício de síntese, três linhas, três distâncias, três planos e volumes pela cor, expliquei um pouco de como uso o detalhe e aos poucos nos dispersamos, alguns levados pelo vento, outros perdidos nas vistas.






Ao fim da tarde descemos pelo manto de casas velhas e lanchamos no Largo de Santo António para acabar o dia de barriga cheia com comida, desenhos e conversa.

6 comentários:

Pedro Alves disse...

Finalmente! Estava a ver que não via desenhos teus por aqui ;)

nelson paciencia disse...

E estão óptimos!

André Duarte Baptista disse...

bem-vindo Bruno. os desenhos ficaram excelentes. obrigado pelo teu contributo....

Bruno Vieira disse...

...demoraram mas aqui estão.
No castelo podia ter feito o desafio da chuva mas estava tão preocupado em não deixar que tudo voasse com a ventania que nem desenhei as gotas...
Obrigado a todos

Rosário disse...

Bem bonitos estes desafios e que bons resultados!

Manuela Rosa disse...

Um conjunto que é uma beleza...