Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 24 de janeiro de 2010

CHALLENGE VIII


Caros USKPortugueses:

Challenge VIII proposto pelo PeF é um desafio desafiante. Ora leiam:


Selva Urbana - um desafio Natural

Um pouco por toda a parte a vida persiste. Dos ambientes extremos das chaminés hidrotermais oceânicas às vastidões geladas dos pólos. E por vezes numa multiplicidade de formas surpreendente.

As cidades não fogem à regra. Ambientes extremamente humanizados onde ainda assim o mundo Natural teima em persistir. Por entre as pedras da calçada um dente-de-leão insiste em florir. Atrás de um novo bairro, uma oliveira centenar resiste à geada do Inverno. Uma barata foge aos primeiros raios do dia, quando os pombos tomam de assalto as praças urbanas das nossas urbes. Ao fim da tarde os bandos de Estroninhos-malhados juntam-se em grandes bandos com forma de bola antes de descerem sobre o seu dormitório de eleição. E nos jardins espécies de plantas nativas e exóticas suavizam as paisagens de pedra e cimento, formando ilhas verdes num contexto urbano tantas vezes cinzento.

Este desafio Urban Sketchers inspira-se no Ano Internacional da Biodiversidade celebrado este ano pela UNESCO, e convida ao registo de uma pequena parcela da biodiversidade do local onde vivemos. Planta, animal, grande ou pequeno, selvagem ou plantado, nativo (preferencialmente!) ou exótico, mais completo, menos completo - vale tudo! O importante é registar em linha e pincelada, desfrutar - e conhecer um pouco melhor tudo aquilo que nos rodeia.

Porque há mais vida nas nossas cidades que apenas as nossas.

Boas explorações!

5 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns, pela escolha do tema.

Galeota

Maria disse...

UAU!!!...Grande Tema! vamos a isso!

Anónimo disse...

Este desafio cheira a fresco...

Gustavo Santos disse...

Tema fantástico e inspirador! Ansioso por ver os resultados :D

Isabel disse...

optima escolha. a ver o que se descobre nas cidades!