Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
domingo, 18 de junho de 2017
10 x 10 Vila Viçosa
Em Vila Viçosa o programa de comemoração dos 10 anos dos urban sketchers que se realizou no Alentejo chegou ao fim. Na mata municipal o José Barreiros e o Vicente Sardinha levaram-nos numa viagem pela história da indústria de extracção e transformação do mármore uma indústria pesada e perigosa que trouxe riqueza à região com o custo de muitas vidas à população local. Longe dos tempos áureos o mármore continua em todo o lado. Está nos bancos de jardim, no chão, nas casas, até no ar que se respira.
Ainda na mata fizemos a preparação duma dupla página com uma aguada que reproduzisse os veios e as cores do mármore polido. O truque para realçar os veios e as cores é molhar o mármore. Sal e álcool foram também utilizados para criação de texturas e de tonalidades.
Depois fizemos uma visita à serração de mármore do César Valério que transforma os blocos de mármore trazidos das pedreiras das redondezas. Os blocos são colocados numa primeira máquina a talha-bloco que como o nome indica, talha o bloco em peças que são transferidas para a cortadeira. Daqui saem as pedras com as dimensões próprias para as várias aplicações do mármore. Para finalizar as pedras seguem para a polidora e posteriormente para a biseladoura que amacia as arestas vivas da pedra.
Na parte da tarde houve o encontro conjunto dos Ésk (o 50º encontro dos Évora sketchers) e USk Raia (o 19º encontro dos urban sketchers da Raia).
E se não houve mais desenhos foi porque estava mesmo muuuuito calor.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
Muuuito bonitos, Filipe!
Também gosto muito!
Boooolas!
Bela reportagem
Está excelente!
Fabuloso Filipe! Bela reportagem!
Muito interessante ver teu caderno repleto de desenhos maravilhosos.
Enviar um comentário