Bom
dia!
A
minha proposta é: vamos trabalhar apenas com 3 cores e fazer todas as outras!
1.Na vossa caixa de aguarelas (ou
por entre os vossos tubos de aguarela), procurem as mais próximas das cores
primárias (amarelo primário, magenta e azul ciano). Ao contrário do guache, não é
possível comprar aguarelas com estas cores.
Assim,
tenho feito vários kits destas 3 cores para minha utilização, com várias marcas,
usando cores aproximadas. Com Van Gogh,
usei o amarelo limão permanente (254), o rosa quinacridone (366) e o azul
cerúleo (535). No nosso evento dos 10 anos UskP, comprei um conjunto de White Nights de amarelo limão (214),
rosa quinacridone (324) e azul cobalto (532) mas ainda não as experimentei.
No
exemplo que vos apresento, usei a marca Sennelier com as cores amarelo cádmio
limão (535) , vermelho carmim (635) e azul ceniza (344).
Quais
as vantagens de usar apenas 3 cores? (para mim, é claro!)
-
o desafio de ter de fazer as misturas para obter as cores e tons desejados.
-
conseguir uma gama de cores e tons muito ampla.
-
obter uma pintura em que as cores estão em harmonia (pois feitas a partir de
apenas 3, de modo que todos os tons usados se relacionam entre eles em termos
cromáticos).
-
ser ecológico: a prática do refill!
-
não precisar de saber aqueles nomes todos das cores... 😁
Se quiserem criar o vosso próprio
kit: usem um blister de comprimidos, encham 3 compartimentos com as cores e
deixem ao ar, durante uns dias, para ficarem com uma consistência mais seca/
rígida. Depois, é só arranjar uma caixinha, um pouco de papel de cozinha e um
pincel com reservatório de água.
2. Diz que é uma espécie de
círculo cromático!
(proponho
esta organização das páginas mas deixo ao vosso critério)
No
topo da página da esquerda do vosso caderno, pintem as cores que escolheram
para ponto de partida (as vossas cores
primárias). Se souberem os nomes, escrevam-nos.
Por
baixo deste reduzido catálogo de cores, a proposta é simular um círculo
cromático, feito de uma maneira muito lúdica: molhar bem o pincel em água e “pintar”
uma circunferência com alguma
espessura. Colocar um pouco de cada cor sobre a água a distâncias mais ou menos
iguais umas das outras. Rodar o caderno com cuidado de modo a que os pigmentos
deslizem na água e comece a dar-se a sua mistura. Evitar intervir com o pincel.
Deixar acontecer. Escrever apontamentos/ comentários ao resultados.
3. As cores primárias duas a duas
vão dar mais três – as secundárias.
Pintar
com água três círculos – fazer um de cada vez: no primeiro, colocar um pouco de
amarelo e de magenta, no segundo, um pouco de amarelo e de azul e no terceiro,
um pouco de magenta e azul. Rodar o caderno de modo a que as cores se misturem
só pelo movimento da água. Escrever apontamentos/ comentários ao resultados.
4. Vamos fazer uma gama de
tons, através da mistura de duas cores. Escolher duas das cores
primárias. Usar uma superfície para
fazer a mistura. À cor mais clara das duas, ir juntando um pouco da outra. A
cada acrescento, pintar no caderno. Exemplo: amarelo e azul – a gama irá de um
amarelo esverdeado até um verde azulado. Escrever apontamentos/ comentários ao
resultados.
5. Vamos manchar e finalmente
desenhar!
Na
página da direita, com lápis, desenhar o contorno do espaço deixado por uma
porta aberta (ou janela). Com o pincel molhado em água, pintar essa superfície. Por água q.b. para que haja movimento. Sobre a água, colocar, quase
sem tocar com o pincel no papel, um pouco de cada uma das três cores primárias,
rodando depois o caderno para concretizar a mistura e preencher com cor todo o
espaço da mancha de água. Pode ser um processo lento mas divirtam-se a ver as
misturas acontecerem. Deixar secar. Sobre
a bonita e translúcida mancha, desenhar com caneta o que vêm para lá da
porta (ou janela). Divirtam-se!
(A
vantagem de deixar as cores se misturarem sem a intervenção do pincel sobre o
papel: a mancha fica uniforme, homogénea. Foi um segredo que aprendi com o Mathew Brehm no Porto: ele explicou que o
pincel molhado ao ser esfregado no papel pode libertar alguma das suas fibras. Água
e fibras misturadas com os pigmentos da aguarela cria uma espécie de lama, o
que torna menos bonita a mancha.)
Amanhã,
como há pausa nas web oficinas, façam um trabalho de casa: experimentem obter cinzentos
quase pretos misturando as 3 cores. É interessante pois podemos fazer um
cinzento mais para o azulado ou um cinzento avermelhado (mais quente ou mais frio)... enfim, bonitos tons!
E
não se esqueçam de publicar com as hashtags #weboficinas #quarentenadesenhada e
usar no blog a etiqueta weboficina16.
9 comentários:
Muito bem Manuela, eu estava curiosa com esta oficina. Eu alinho, obrigada.
O que vale é que temos dois dias para este desafio!!
Que belo exercício Manuela! remete-me para umas belas manhãs, numa outra vida, na quinta da Fidalga :)
Vou arregaçar as mangas e logo se vê😊
Vamos lá!
Gosto muito da proposta, Manuela.
És aquele tipo de professora que faz o que ensina. São os melhores. E a proposta é óptima e muito bem explicada.
É um belo desafio :-) farei assim q puder
Manela, é uma proposta fantástica,já te tinha dito. Não se esperava outra coisa! Criativa, desafiante e, a tua forma de a explicar, está perfeita (a escrita e os desenhos). É mesmo à professora de EVT :)
Ainda não a fiz, mas hei-de fazer!
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