Na manhã de dia 17 o José Barreiros e o Vicente Sardinha deram uma introdução sobre a pedra mármore e desafiaram-nos a desenhar os padrões característicos da pedra numa dupla página. Eu levei o desafio ao extremo (tem de ser sempre) e sentado num banco de pedra mármore (Em Vila Viçosa até os pinos da estrada são de pedra) comecei a estudar os veios da pedra. Utilizei o banco como paleta para aferir cores e tonalidades. Depois sobre papel molhado fui fazendo o "desenho cego" dos veios que o próprio banco tinha.
Depois de terminarmos fomos até à serração do artista César Valério. O desafio aqui, para além de desenhar com um calor insuportável foi contar a história do trabalho na pedra.
Sobre o padrão criado anteriormente fiz a máquina "Talha Blocos" que corta o bloco em fatias (chapas), a máquina de corte que corta as chapas em pedaços mais pequenos e a polidora que faz os acabamentos. è um pequeno resumo do complexo mundo do tratamento da pedra.
Da parte da tarde fomos até ao Castelo, o dos poucos lugares onde se conseguia suportar o calor.
Acho que todos escolhemos primeiro a sombra e depois decidimos o que desenhar. Após ter desenhado a Igreja da Nossa Senhora da Conceição e o Busto que eterniza a vinda de João Paulo II a Vila viçosa fui até à Tertúlia perfeita (café ali perto) beber uma cerveja fresca. Foi um encontro magnífico apesar das temperaturas acima do razoável
.
7 comentários:
os desenhos ficaram muito bons, sobretudo o primeiro. está fantástico. parabéns
Fooogo! G'andas desenhos!
Muito bom!!
Uau!
Mesmo com o calor os desenho ficaram muito bons.
Sempre com umas belas perspectivas
Não derreteu nenhum desenho...
Enviar um comentário