Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Prainha de S. Pedro

É uma minúscula enseada mesmo ali no Forte de Peniche.






O que viria a ser Forte, começou com o  projecto de construção de um baluarte em 1557, sob a responsabilidade de D. Luís de Ataíde, conde de Atouguia que viria concluir-se como um Forte  em meados do século XVII, em pleno período de Restauração, quando a Coroa portuguesa levou a cabo uma profunda remodelação do sistema defensivo da costa.
Cerca de 1642 iniciou-se uma obra de ampliação da fortificação (projecto de autor desconhecido), de planta estrelada irregular, delimitada por uma cortina de muralhas com baluartes poligonais e uma segunda linha defensiva. Esta obra estaria concluída em 1645... A fortaleza desempenhou um papel fundamental na defesa da costa atlântica ao longo do te, destacando-se a sua importância durante as invasões Francesas e as Guerras Liberais. Entre 1934 e 1974 o Forte de Peniche foi transformado em prisão de presos políticos do Estado Novo. No ano de 1984 a Câmara Municipal de Peniche transformou o espaço da fortaleza em Museu Municipal.
fonte: Catarina Oliveira  GIF/IPPAR/2005
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71147


7 comentários:

Marcelo de Deus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo de Deus disse...

Que belo post

Alexandra Baptista disse...

Fantástico esse encaixe na diagonal, muito interessante!

António Araújo disse...

Muito boa toda a composição, incluindo a bela perspectiva das escadas.

L.Frasco disse...

Bem apanhadas estas escadas!! E tudo!
Adoro o enquadramento na diagonal!

Pedro disse...

Umas escadas molhadas e bem desenhadas.

Manuela Rosa disse...

Muito bonito, tudo!