Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 10 de abril de 2018

-->


WHAT’S IN YOUR POCKET

6ª Sessão do curso anual Urbansketchers 10x10 Lisboa



11 de Abril, das 18:30 às 21:00. 
Largo Café Estúdio, Largo do Intendente, 16, Lisboa.

Na 6ª sessão do curso anual Urbansketchers 10x10 Lisboa propomos um cruzamento entre o desenho e a antropologia para nos debruçarmos sobre as pequenas coisas que nos acompanham, muitas vezes inviabilizadas pela sua presença permanente.

Daniela Rodrigues é antropóloga a terminar o doutoramento em Políticas e Imagens da Cultura e da Museologia, onde estuda a relação entre pessoas e objectos do quotidiano. Durante dois anos seguiu um grupo de portugueses residentes no Rio de Janeiro e em circulação entre Portugal, o Brasil e outros países, que lhe abriram as portas das suas casas e também as suas malas de viagem. Daniela utilizou o desenho in situ para ver que coisas compõem um lar, quais precisamos de ter perto e que outras vão sendo descartadas entre mudanças de casa, de cidade ou de país.

Nesta sessão será exposto um breve enquadramento dos cruzamentos entre o Desenho e a Antropologia, em particular para a observação e representação de cultura material, com recurso a suportes visuais retirados de cadernos de observação etnográfica. Como desenhar as coisas em casa? Como desenhar as coisas em trânsito? Como desenhar as coisas em si?

De seguida, serão propostos exercícios de observação recorrendo a diferentes técnicas de representação gráfica, com o objectivo de realizar uma micro etnografia do quotidiano.

Daniela Rodrigues é investigadora do 
CRIA-Centro em Rede de Investigação em Antropologia e pertence ao NAVA - Núcleo de Antropologia Visual e da Arte.

Portfólio: http://danielafiliperodrigues.tumblr.com/



Mais informações sobre o curso anual Urbansketchers 10x10 Lisboa aqui:
https://www.facebook.com/events/449581888793259/?notif_t=plan_admin_added&notif_id=1522424556151139


1 comentário:

Urban Sketchers Portugal disse...

Os posts deste blog são essencialmente de desenho (de observação e no sítio). A divulgação de actividades relacionadas é feita com informação o mais sucinta possível e, se quisermos, com ligação para outro espaço com informação mais detalhada.