Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Forte São Vicente II

O Telégrafo Óptico Inglês, sistema de bolas ou balões, foi um sistema de comunicações usado nas Linhas de Torres Vedras, permitia o envio de mensagens em código e era operado por oficiais e marinheiros britânicos com o apoio de militares portugueses e ordenanças. 
Ao longo do sistema defensivo composto por fortes e redutos com três linhas defensivas de aproximação a Lisboa, era possível de uma posição central enviar uma mensagem em quatro minutos até à extremidade da linha defensiva e segundo alguns em sete minutos desde a primeira linha até Lisboa.
Aqui ficam algumas tentativas de registo das movimentações e preparativos para a encenação e explicação de como os telégrafos ópticos de há duzentos anos funcionavam.



Telégrafo de Ponteiro, inventado por Francisco António Ciera, um sistema de comunicação de médio alcance, mais barato e simples de montar e operar.

 Neste dia, ainda consegui fazer uma aguarela com linha vermelha à hora de almoço e outra ao fim do dia, relativamente rápidas com alguns percalços entre demasiado sol, vento, nuvens e até chuva...


mais em Link

9 comentários:

Marcelo de Deus disse...

Que maravilha !!!

Isa Silva disse...

Gosto muito do uso da cor rosa :-) Fica diferente

Alexandra Baptista disse...

Estes vermelhos encantam.

Rosário disse...

Muito interessante este sistema! O desenho bem bonito!

Rita Catita Afonso disse...

Deve ter sido super giro. Os desenhos estão aquele must :)

Procópio António disse...

Muito bons!!

Pedro Alves disse...

Isto é mesmo bom! O último, com o moinho a levar com o sol e o telegrafo ao fundo está demais!

André Duarte Baptista disse...

excelente Bruno. parabéns

Bruno Vieira disse...

Obrigado a todos, foi bom. Confesso que não sou de desenhos rápidos mas é um bom desafio.