Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 13 de março de 2017

#OneWeek100People2017




Na semana passada. a Liz Steel e o Marc Taro Holmes desafiaram os desenhadores do mundo a passar uma semana de cinco dias a desenhar 100 pessoas. Desenhar pessoas é a minha cena. Quando me aventuro par fora, sinto-me sempre fora da minha zona de conforto. Ultimamente, tenho insistido bastante com paisagens urbanas, por questões de trabalho e de prática, de maneira que a expectativa de caçar figuras, caras e silhuetas durante cinco dias sabia a férias.



Gosto da ideia de usar um único caderno para um único projecto. É, claro, uma ilusão manter a ambição tal arrumação no caos de vários projectos, mas este parecia prestar-se a isso. Completar o desafio num único caderno e completar o caderno foi um desafio em si só. Ocorreu-me logo o álbum Japonês da Moleskine como o companheiro ideal para o desafio. É breve, cabe no bolso e é fácil de mostrar a colheita num único olhar. Até permite escrever com uma caneta Posca branca, para aquele ar de terminado.



Milhares de pessoas no mundo aceitaram e cumpriram o desafio. A Liz e o Marc podem estar orgulhosos de terem feito o mundo desenhar rápida e descontraidamente durante pelo menos uma semana. Podem ver o meu contributo para o desafio na minha conta instagram.

9 comentários:

António Procópio disse...

Mas que grande pinta pá. Ficou mesmo fixe.

USkP Convidado disse...

Está o Máximo! E aposto que o Marc vai ficar cheio de vontade de vir a Lisboa quando vir com atenção os desenhos e o cenário!

Fefa

USkP Convidado disse...

Fantastico! Eu gostava de ter participado mas não tive tempo! Estes desenhos fazem as minhas delicias.Mais do que os do Marc.
Leonor Janeiro

Urban Sketchers Portugal disse...

Caramba Pedro! Que maravilha! Fui sempre seguindo as tuas publicações mas, vê-las assim é outro impacto! Ver o video até dá vertigens: e se viesse uma rabanada de vento? Credo!Que desgraça!:))

Bruno Vieira disse...

Ficaram excelentes!

Rosário disse...

Que bom trabalho!

Marcelo de Deus disse...

Que belo trabalho Pedro !

Pedro Ribeiro disse...

Extraordinário Pedro! Os meus parabéns!

Teresa Ruivo disse...

Caramba Pedro! Que maravilha! Fui sempre seguindo as tuas publicações mas, vê-las assim é outro impacto! Ver o video até dá vertigens: e se viesse uma rabanada de vento? Credo!Que desgraça!:))