Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.

sábado, 28 de janeiro de 2017

10 years x 10 classes


Enquanto desenhamos, por vezes, algumas perguntas vêm-nos à cabeça. Uma delas é: quando deve terminar o desenho? Mas há mais: como desenho a água? Como dar profundidade? O que não desenhar? Como desenhar as árvores, o céu? Etc., etc...

Para nós, Urban Sketchers, a pergunta crucial é: que estória estou a contar com este desenho?


Aproveitando os 10 anos dos Urban Sketchers (sim, o Gabi Campanario começou os USk em 2007), foi lançado, pela primeira vez, um curso de 10 aulas sobre o valor principal dos USk: desenhar o mundo, um desenho de cada vez.
Para já, são 26 cidades as que avançaram com o curso, mas há mais em preparação. Cliquem no mapa para ver tudo. Se estiverem a planear viajar para alguma destas cidades, aproveitem!


Claro que Lisboa não poderia ficar alheada disto! As nossas 10 aulas já estão agendadas e a oportunidade de aprender com alguns dos sketchers que melhor contam estórias através dos desenhos é real! Cliquem no banner laranja para ver o programa completo.


Mas isto não acaba aqui. Lisboa está ao rubro, mas Portugal não é só Lisboa! As 10 aulas vão também ao Alentejo, com um programa cultural de meter inveja. Pensado em modo-fim-de-semana, é imperdível!

4 comentários:

USKP disse...

Grande organização, muito bem!

Concordo plenamente com as perguntas chave no processo de Urban Sketching: "como contar a história num desenho?"; como distinguir o essencial do acessório?; o que valorizar e quando se deve parar de desenhar?

É, portanto, uma excelente abordagem. Não deverá haver sketcher que não tenha sentido estas dúvidas e que não deseje explorar este tema.

Fefa

Maria Celeste disse...

...quando parar um desenho?...
...quando começar um desenho?...A vontade é necessária
...obrigada por toda a sistemática informação...

Manuela Rolão disse...

Fabulosa programação.Parabéns a todos!

Luís Ançã disse...

Parabéns, Mário. Pela iniciativa e por este esclarecedor post.