Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Lumiar * trampolim Gerador

No próximo dia 15 de outubro vai acontecer o 4º trampolim Gerador (o ano passado foi na Mouraria).
Os USkP são parceiros do Gerador desde que este nasceu, mas nem sempre a agenda nos permite fazer mais coisas em conjunto.

A Junta de Freguesia do Lumiar faz 750 anos e havia o desafio de fazermos desenhos para uma exposição, mas como não dá para tudo, o Gerador falou com o meu colega João Moreno (também urban sketcher) e ele meteu ao barulho os nossos alunos de Artes das Doroteias. Resultado: os-aprendizes do 10.º ano, os-já-algo-capazes do 11.º e os-que-já-se-acham-alguém do 12.º + 3 professores a tentar fazer 75 desenhos para a exposição.

Aqui estão dois dos 4 que consegui fazer:


A Academia Musical fica quase no início da Alameda das Linhas de Torres e parece que vai ser demolida para dar lugar a outra coisa qualquer. Disse-me uma senhora que a avenida vai ficar fechada ao trânsito. Não percebi se definitiva ou temporariamente. Disse-me ainda que nós só podíamos ser todos das Belas-Artes e os alunos sorriram envergonhados a olhar uns para os outros...

Passear entre estas línguas de betão (que saem do "underground" e se sobrelevam ao chão como que a visitar os vizinhos do 2.º andar), dava para desenhar durante um dia inteiro. Curvas, ângulos, recortes, peso e leveza em abundância...

9 comentários:

Professor António Procópio disse...

Muitos parabéns a todos. Será que os alunos sabem a sorte que têm em terem um professor assim?

Fernanda Lamelas disse...

E que leveza nos teus desenhos!

hfm disse...

Tomei nota e vou tentar seguir esses paços. Aprendemos muito com os outros e isso fica aqui muito próximo de mim. Belo trabalho.

Bruno Vieira disse...

A zona pode não ser das mais bonitas, mas a simplicidade do grafismo transformou-a para muito melhor, gostei

Alexandra Baptista disse...

Que presença!!

teresa ruivo disse...

Tudo flui, nos teus desenhos...

nelson paciencia disse...

Como diria a Teresa Ruivo, caramba...

Rosário disse...

Mesmo bonito!

Mário Linhares disse...

Obrigado! Os outros dois que fiz têm cor, mas acho que não resultaram melhor...