Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 10 de maio de 2016

As árvores de Helena

A Helena contagiou-nos com a sua paixão pelas árvores. Falou bem lá do fundo do coração, sobre o que vê nas árvores que encontra. A riqueza destas oficinas está precisamente na generosidade com que cada um  partilha com os outros, algo de muito pessoal.
O 1º desafio serviu  para nos libertarmos dos pré-conceitos da árvore. Esquecer os detalhes e focar-nos no essencial. Reparar nas  inclinações e torções, troncos, ramos folhagens, tudo em 5 minutos.  Foi muito libertador porque temos de por de lado a nossa racionalidade e deixar-nos levar pela nossa perceção/intuição que se transforma em experiências muito mais ricas.
O desenho de 5 minutos e algumas frases que consegui apanhar. No fim também brinquei com o carimbo que a Helena nos emprestou.

O segundo desafio foi particularmente interessante para mim. A proposta consistiu num desenho com tinta solúvel para se poder diluir a linha, dando assim profundidade à árvore. Estava com os sentidos muito apurados devido ao 1º desafio pelo que peguei na caneta caligráfica e fiz rapidamente o tronco. Depois com o pincel fui diluindo a linha, usando a tinta em excesso para as ramagens. No final voltei a desenhar com a caneta alguma folhagem para tenta criar profundidade que tinha sido anulada com o excesso de mancha.


O 3º desafio é uma proposta natural depois dos desafios anteriores. As árvores não estão sozinhas. precisam de ser enquadradas com o que as rodeia. Um desenho de composição merecia mais tempo para eu o aprofundar mas infelizmente, apesar do tempo parar quando estamos a desenhar, os relógios não.

Como expliquei na mensagem anterior fiz um caderno em Harmónio para este encontro. O caderno permite ter uma visão do que se vai fazendo e neste caso os desenhos criaram uma ligação natural tão natural como foi a oficina da Helena. Obrigado


8 comentários:

Alexandra Baptista disse...

Que bonitos desenhos e que bonita deve ter sido a oficina!

Teresa Ruivo disse...

O segundo desenho está fantástico!

cláudia mestre disse...

Gostava muito de ver esse caderno ao vivo!

hfm disse...

Obrigada, António. Os resultados foram magníficos. Eu tentei apenas ser eu e transmitir a minha paixão por estas amigas que tenham e que se chamam árvores.

Pedro Alves disse...

PÉTACULARES estas páginas, as árveres no último desenho, TOP

Bruno Vieira disse...

muito bons, gostei bastante do caderno

Marilisa Mesquita disse...

Que desenhos fantásticos António!!

Maria Celeste disse...

...que maravilha.....
.....e explicações eficientemente poéticas...