Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sábado, 28 de novembro de 2015

ENCONTRO NO MARTIM MONIZ E NÃO SÓ


REGISTO Casa dos Mundos,I

NARRATIVAS GRÁFICAS DE INTERCULTURALIDADE – Parte 1

GUIA DE LOCAIS : FREGUESIA DA MISERICÓRDIA".


A. 21. Minimercado /Frutaria(sem nome)Rua Nova da Piedade

A FACHADA DO ESTABELECIMENTO

O  INTERIOR DA MERCEARIA

Após autorização da gerência, permaneci no interior do estabelecimento. Gentilmente, o proprietário cedeu-me algumas explicações nomeadamente de uma peça exposta à venda denominada NARGUILÉ, (na figura pintada de vermelho), onde tomei nota do uso e das funções da mesma

REGISTO Casa dos Mundos,II e

        GUIA DE LOCAIS : FREGUESIA DE SANTA MARIA MAIOR (MOURARIA) E ARROIOS 

       B. 47. BANGLA BAZAR (Produtos alimentares Indianos e do Extremo Oriente)
Rua da Palma, nº.255

UMA ESTAMPA DO PRODUTO ORIENTAL

Apesar de antecipadamente tentar esclarecer minhas intenções, como é óbvio, dei conta

 que os empregados  não me entendiam...


Não consegui estar á vontade: sem estar a desenhar ( apenas a tomar apontamentos

numa folha de papel). dos produtos existentes, fui abordada por quatro indivíduos que 

viravam as embalagens ao contrário. Apontando para a porta da rua me diziam:" OUT, 

OUT !" Pareciam não saber expressar- se em Português, o que é lamentável!. 


Sendo assim, procurei outro estabelecimento que tinha produtos indianos e onde  bem
me trataram.  Tendo memorizado algo, mas pouco, registei no meu diário alguns 

produtos que me pareceram também estar na loja onde fui "corrida".


Tal procedimento julgo que poderá servir de  exemplos futuros. 


       c. 48. JINZHIYUAN (Malas, carteiras, colchas, cobertores, etc.)
Rua da Palma, nº.254

PRODUTOS TÊXTEIS PARA REVENDA

O EXTERIOR DO ESTABELECIMENTO DA REVENDA

Aqui também não me permitiram estar no interior, pelo que de fora encontrei vários motivos gráficos para desenhar, sob vigilância, à porta da rua, da exímia empregada!

Durante o encontro procurei concluir alguns pormenoresdeste trabalho-

2 comentários:

Maria Celeste disse...

...uma tarefa difícil muito bem cumprida...

zeta disse...

Obrigada MCeleste pela opinião.