Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

4º Encontro Internacional de Desenho de Rua_ A vinha e o vinho






Lesk #009 Sketching Glamour

Mais maquilhagem e penteagem para um grande evento.

Rua Chaby Pinheiro

Passei por aqui à hora de almoço, o enquadramento das cúpulas azuis do Campo Pequeno chamaram-me à atenção.


Sketching com História em Arcos de Valdevez XII




Aquário Vasco da Gama


Fui visitar o Aquário Vasco da Gama. 
Neste dia a visita era gratuita. Ao meio da manhã já havia muito movimento... De caderno na mão, com "alguns olhos por cima do meu ombro" lá consegui fazer alguns desenhos.







Os répteis não são animais da minha eleição...
No entanto, fui visitar esta  área / sala. Aqui fiquei parada em frente desta e de outras salamandras - mexicanas que suscitaram a minha curiosidade porque apresentavam-se com umas características curiosas nos dois lados da cabeça. Infelizmente este animal já se encontra em risco de extinção no seu habitat natural.

Lisboa

Em trânsito...


Experiências





Molhado sobre molhado.

Edificio da esquina

Santos , Lisboa

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Isto não é um "urban sketch" e, como tal, não deveria ser aqui publicado mas surgiu a oportunidade a propósito do Desafio 95, ao qual não poderia concorrer.

Sketching com História em Viana do Castelo

Parti de Mafra bem cedinho rumo a Viana do Castelo. Nunca tinha feito uma viagem de carro tão longa. Quando liguei o GPS do telemóvel não me ocorreu que a bateria se esgota-se antes do fim da mesma. E foi isso que aconteceu precisamente antes de chegar ao Porto quando mais precisava dele. Lá fui prestando atenção às placas e consegui seguir rumo a Viana. Tirando aquele desnorteio pontual a viagem foi aprazível. Mas quando estava a chegar a Viana começou a chover. Era o início do meu sketching com história a desenhar à chuva. Nesse dia a chuva só parou por breves minutos. O resto do tempo foi chuva, chuva e mais chuva. Parei num café para comer alguma coisa e para carregar o telemóvel (A reserva e o nome e localização da pensão estava lá). Meti conversa com o Dono e disse-lhe o que ia fazer ao que ele me respondeu: "Você está com pouca sorte, vem aí temporal. A semana passada é que esteve bom. Até estiveram aí uns colegas seus" Sai dali em direção à residencial ". Depois de comer fui até à pensão O Laranjeira" que por sinal ficava  perto.  Começava a achar que tinha sido uma péssima ideia ir desenhar com aquele tempo. Mas estava ali, tinha-me de fazer `*a vida. Abrigado debaixo de um toldo de uma loja fiz este desenho. Estava também muito vento pelo que a chuva caia sobre o caderno. Assim surgiu uma aguarela chuvida.
Igreja Matriz de Viana do Castelo - Sec. XV

Regressei ao quarto para esperar pela secagem do papel. Pouco depois voltei à carga desta vez abrigado nos arcos do Edifício da Misericórdia. O Granito do chão era um espelho de reflexos. Não havia praticamente ninguém. Tenho a certeza que fui noticia como o maluquinho a desenhar à chuva.
Antigos Paços do Concelho - Sec XVI
Voltei a regressar ao quarto para secar o desenho e para mudar de sapatos que estavam todos molhados. Depois peguei no carro para tentar a sorte noutros locais mais longes do centro. Viana do Castelo é excelente para explorar a pé(quando não chove). Encontrei a Igreja da Nossa Senhora da Agonia. E o nome não podia estar mais certo para definir este dia. Em agonia desenhei a escadaria e a igreja lá no alto. E assim se fez noite às 5 da tarde. (Como é possível?)

Igreja da Nossa Senhora da Agonia Sec. XVIII

Regressei ao quarto para pensar na estratégia para o dia seguinte. O Weather Channel deu-me esperança. Previsão de chuva para a tarde, sol para de manhã. 



Lesk #009 Sketching Glamour

Para pentear e maquilhar as modelos transforma-se a sede do Aeroclube de Leiria em camarim. Com matraquilhos e tudo.

Fui à Baixa

Fui à Baixa buscar o caderno que tinha ficado a digitalizar.
No regresso parei um pouco para desenhar, mas a incessante ladainha de duas pessoas que decidiram conversar mesmo atrás de mim quebrou-me a concentração.
Não costumo esquecer-me dos auscultadores que são remédio santo para estas ocasiões.
O resultado está à vista... da esquerda para a direita o desenho vai piorando. Ali para o meio falhou completamente a proporção.

Sketching com História em Arcos de Valdevez XI


USk Barreiro conhecem a ADAO

No próximo sábado, 1º de Dezembro, a ADAO (Associação para o Desenvolvimento das Artes e Ofícios ) vai ter o seu OpenDay, com mostra de diferentes artistas e exposiçãos. 

Os Urban Sketchers Barreiro foram convidados a participar e aqui deixamos o convite a todos os Urban Sketchers que queiram aparecer para desenhar, conhecer o espaço e a Associação num dia diferente e imperdível.

Não se esqueçam da inscrição para o e-mail acima indicado.
Perto da estação fluvial do Barreiro. Barcos a saírem de Lisboa da estação do Terreiro do Paço.



Mais informações aqui.

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Lesk #009 Sketching Glamour

Na sede do Aeroclube de Leiria, enquanto se prepara o evento.

Museu do Carmo - Vamos desenhar com...

Vamos desenhar com... João Santos

A proposta era desenhar a "duas mãos". O meu par foi a Olga Lalanda.
aqui ficam os registos dos nossos desenhos.




Sketching com História em Arcos de Valdevez X


Encontro Posk #50

Ainda consegui ir da parte da tarde ao encontro PoSk #50 no Largo do Campo Lindo, mas deu apenas para um desenhito pois o importante desta tarde era a inauguração da exposição "Mar à Vista" das nossas colegas Alberta Rangel, Isabel Lencastre e Maria João Freitas :)

Em passeio


(Aguarela e caneta caligráfica)                                                                                                                                                           «insitu»

terça-feira, 27 de novembro de 2018

VAMOS DESENHAR... A DUAS MÃOS

A proposta do João Santos: desenho partilhado, no meu caso com a Patrícia Oliveira

Cante Alentejano

Faz hoje anos (2014-11-27) que o Cante Alentejano foi considerado Património da UNESCO.

Iluminações de natal

Este ano a Rua do Carmo tem umas iluminações originais que se parecem com umas pinhas , mas gigantes!Como não tinha muitos recursos o desenho ficou um pouco anémico. Achei a ideia interessante embora  muito discreta. As crianças, por ventura, gostariam mais de fantasias coloridas .
Leonor Janeiro

Sketching com História em Arcos de Valdevez IX




PoSk #49

Tivemos um encontro PoSk #49 como pretexto para à tarde nos juntarmos à Zine Fest que aconteceu no mítico Centro Comercial Brasília, no Porto, onde nos juntámos ao mercado de edições e abrimos as portas à exposição de diários gráficos mesmo ao lado :)

Na rotunda da Boa Vista, o Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular.
 
Durante a Zine Fest e exposição de diários gráficos.
Em dia chuvoso, fomos ao Campo de Santa Clara, e dei com este troço da Rua do Mirante.

Rua do Mirante, Lisboa

10 X 10 Casa Museu Medeiros de Almeida com João Moreno


segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Lesk #009 Sketching Glamour

Chegámos cedo. Ainda havia aviões de pijama e nem os motores tinham começado a aquecer...

4º Encontro Internacional de Desenho de Rua de Torres Vedras

Ando com as publicações um tanto preguiçosas... mas aqui ficam os desenhos feitos durante o 4º Encontro Internacional de Desenho de Rua de Torres Vedras. Entre reencontros, desenhos, oficinas e muitas surpresas, numa iniciativa mais uma vez tão bem organizada pelo André Duarte Batista em colaboração com a C. M. de Torres Vedras :)
Este ano Torres Vedras partilha com Alenquer o titulo de Cidade Europeia do Vinho, por isso o encontro não podia deixar de andar à volta deste tema integrando as iniciativas em locais apropriados, com muitas visitas e provas de vinhos :)

Fica aqui um pequeno resumo dos vários momentos que estes maravilhosos 3 dias proporcionaram.
Para ver os desenhos todos, aceder a estes links: 1º DIA  2º DIA  3º DIA

Dia 1 - Instituto do Vinho e da Vinha

Dia 1 - Pormenores do interior da Casinha dos Avós

Dia 2 -  Conferencias de Desenho de Rua

Dia 2 - Oficinas na Quinta da Boa Esperança com Ana Luísa Frazão e Rosa de Trías

Dia 2 -  Os colegas de desenho

Dia 3 - Oficinas de desenho com Pedro Cabral e Domingos Guimarães, na Quinta Casa da Ribeira

Dia 3 - Oficinas de desenho com Alexandra Belo e Vitor Mingacho, na Quinta Vale da Capucha

Um concerto de acordeão.

Junto à praia



(Aguarela e caneta caligráfica)                                                                                                                                                                           «in situ»

Vamos desenhar com...

Aqui fica a foto do último "Vamos desenhar com..." deste ano. Obrigado a todos os que estiveram presentes e que, mesmo num dia tão pouco convidativo, foram ao MAC para me ouvir falar sobre o meu percurso no desenho.
Não tenho nenhum desenho para apresentar porque preferi continuar na "palheta".