Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
domingo, 30 de abril de 2017
Literatura e Viajantes I
Latitudes. Óbidos.
LOJAS TRADICIONAIS DE LISBOA
Lojas Tradicionais de Lisboa - Farmácia Morão
Neste caso, tive um pouco mais de tempo para desenhar.
Confesso que apesar de já ter passado à sua porta tantas vezes, nunca lá tinha entrado e fiquei deveras espantada com a beleza interior inclusive o chão em calçada portuguesa.
Um dos desenhos acabou por ficar um dos meus preferidos. E não tivesse eu um blog chamado http://pesquetocamlugares.blogspot.pt :-)
Lojas tradicionais na Rua Garrett
Já fiz estes desenhos em meados de Março e é curioso que, agora, passado mês e meio, já acho que desenharia de outra forma. Uma coisa é certa - desenhar todos os dias - aprofunda a capacidade de observação.
Consigo identificar erros que hoje, digo eu, já não faria. De qualquer forma aqui fica como contributo para este desafio, ilustrações da loja #55 Casa Pereira, #32 Ourivesaria Tous-Aliança e #42 Pequeno Jardim.
Tenho no blog http://sejamuitoooofeliz.blogspot.pt/ algum descritivo das situações vividas que enquadram estes desenhos.
sábado, 29 de abril de 2017
Óbidos - Latitudes
Primeira Noite em Óbidos
Vim até Óbidos ao festival Latitudes. É mais uma experiência em família. Estou convencido que se estiver atento aos detalhes vou conseguir criar as condições certas para poder desenhar e viajar em família que é o que seve ser. Pelo menos para mim é importante. Por isso alugámos uma casa bem no centro das muralhas. É perto de tudo. Quando as mais pequenas estão cansadas voltamos para casa. Hoje fizemos o que pudemos. As palestras foram as possiveis. Desenho o que posso e quando posso mas sem me preocupar muito. Jantámos em casa. E como está dentro do castelo pintei um pouco a coisa e disse que era uma casa de princesas. Foi um jantar muito bom, muito relaxante. Eu e a Inês bebemos um "Casa das Gaeiras" que os responsaveis pela casa nos deixaram. As meninas já estao quase a dormir. Está a correr bem.
Finlàndia V - Mar Báltico
A Finlândia parece ser isso mesmo: um maciço de granito, que até há 10 000 anos estava coberto de glaciares. A erosão do gelo, que entretanto desapareceu, escavou as depressões que a água hoje cobre. São quase 190 000 lagos e praticamente o mesmo número de ilhas que a população pode usufruir livremente.
O impacto do Homem nota-se até nesta paisagem aparentemente natural: as poças junto à rebentação das ondas estão turvas. Há algas que apodrecem mesmo nesta temperatura escassamente positiva: é o mar Báltico que está doente. Espero que, no futuro, outras gerações possam ver esta água límpida outra vez!
sexta-feira, 28 de abril de 2017
Abrantes a Ler
Encontros de Cadernos de Viagem. Residência Artística em Abrantes.
Boulevard Saint Germain
Paris é... gulosa, muito gulosa! (Caneta caligráfica, carimbo e marcador) |«in situ» |
De volta a Tomar
Os USkP e a Cafetaria do IPO
Dirgiram-se a mim, decididamente, e soube que o senhor vinha "fazer-me uma queixa".
A sorrir, meio envergonhado, foi dizendo que tinha visto uma exposição de desenhos lá em cima, "duns senhores que andaram por aí a desenhar tudo" e tinha ficado muito triste, porque ninguém tinha desenhado a sua cafetaria!
"E é tão bonita...tem as maçãs mais verdes do mundo"- rematou por fim com orgulho!
Lá pus os pés pelas mãos, disse que se calhar a cafetaria teria estado fechada naquele fim de semana, mas não me safei a prometer que lá iria!
Hoje, às 8 da manhã, entre um abatanado e o Desenhar Contigo, com os olhos ainda meio fechados fiz-lhe a vontade. Tinha que ser ...
Para a próxima, faz favor de desenharmos tudo, ok?
:))
Um bengaleiro |
Uma banheira muito à frente do seu tempo |
A chapeleira ( para transportar os chapéus, que era maior do que a mala de viagem) |
A cadeira fatídica |