A Casa da Pesca localiza-se na parte Norte da Quinta de recreio dos Marqueses de Pombal, em Oeiras, propriedade construída por Sebastião de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal (1699-1782), e pelos seus irmãos, Francisco Xavier de Mendonça (1701-1769) e Paulo António de Carvalho e Mendonça (1702-1770). A responsabilidade do projeto da Quinta, e possivelmente do espaço da Casa da Pesca tem sido atribuída ao arquiteto Carlos Mardel (c.1695-1763).
A casa da Pesca é uma das diversas estruturas de recreio que se encontram na Quinta, a par das de apoio à exploração agrícola. Edificada entre a década de 60 e 70 do século XVIII, sendo então decorada ao gosto barroco, o núcleo é constituído por jardim, tanque, cascata e casa.Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
quarta-feira, 31 de março de 2021
Rótulos clássicos
Há rótulos que parecem que são eternos, acompanham-me desde a infância. As cores vibrantes e os símbolos icónicos são muito marcantes.
1, 2, 3... Action! Background! (Parte dois)
Isto de ser figurante também dá trabalho!
Tivemos de acordar pelas 4 da manhã porque a coisa começava por volta das 5 e nós ainda vivíamos um bocadinho longe.
Eu que pensava que íamos ser vestidos e maquilhados estava bem enganada! Ainda bem que trouxe algumas mudas de roupa... mas o cabelo enfim, ficou uma desgraça. O namorado também, pensou que lhe iam emprestar um fato, mas como era muito alto nada lhe serviu, teve de ser figurante de fato-de-treino!
No set põem-nos nas posições, o namorado é muito alto, não nos deixam ficar juntos, não temos "química cinematográfica". Depois temos de estar atentos... 1, 2, 3, ACTION este não é para nós é para os actores a sério BACKGROUND ora este é que é! Começamos a andar pelas ruas, com um ar natural, como se estivéssemos a andar em Londres. Mas é difícil! Parece que de repente não sei o que é andar na rua! Não há mal, 5 segundos e pára tudo, e lá voltamos às posições iniciais.
É assim o dia todo, um pára arranca, pára arranca. No final acho que o meu andar até ficou bastante natural! E pronto, no fim batemos todos palmas e fomos embora, um dia cansativo... mas bem passado!
terça-feira, 30 de março de 2021
Oficinas Singulares #10 | Teresa Ruivo
À semelhança do desenhar com… esta sessão consiste numa conversa informal - em Livestream - sobre a prática do desenho.
Nesta 10ª sessão convidamos a Teresa Ruivo para nos falar da sua abordagem e a desafiar-nos a desenhar - no/ num local - de acordo com o seu modo de ver. A conversa será apresentada em direto no facebook e partilhada no instagram e no nosso canal de Youtube.
Ao finalizar a conversa a nossa convidada lança-nos um desafio que gostaríamos de ver resolvido por todos aqueles que gostam de desenhar em caderno e que se sintam estimulados pelo desenho no local.
Usaremos esta estratégia para que, mensalmente, possamos aproximar praticantes de desenho do País e além fronteiras e para partilhar o que se faz em caderno.
segunda-feira, 29 de março de 2021
Caricato
Companheiros de caminhadas e de desenhos
No final das caminhadas paro sempre uns minutos para desenhar um bicho que esteja ali pelos campos, cavalinhos, burricos ou galináceos, é o que estiver mais à mão de desenhar :)
domingo, 28 de março de 2021
Pasito a pasito...reunindo no jardim
Foi esta semana que finalmente conseguimos fazer o nosso encontro literário "ao vivo", num jardim privado e seguindo regras de segurança :-)
Era tanta a alegria que tive que registar, no meu caderninho, as "Blá blás" enquanto debatiam os seus pontos de vista. Em casa, juntei-lhes o meu auto retrato para completar o grupo.
Aqui fica a recordação.
sábado, 27 de março de 2021
Casting call... Action! Background!
Posso finalmente partilhar os desenhos feitos no meu debut como figurante extra numa publicidade filmada aqui pela Malásia. Prometemos que não partilhávamos imagens do dia até a publicidade sair e passado dois meses lá saiu e cá estou eu com os meus desenhos!
Ok tenho de admitir que isto de ser actor não é bem para mim, mas desenhar em set enquanto esperamos que comecem a filmar, isso sim já achei mais divertido!
Transformaram uma rua inteira aqui de George Town em Londres com cabines telefónicas vermelhas e sinais de metro. A coisa ao vivo não parecia muito convincente mas o resultado final ate que ficou! Deixo também o link do youtube só a titulo de curiosidade 😂
https://www.youtube.com/watch?v=QUoJRZgJ-ZE
sexta-feira, 26 de março de 2021
No jardim da minha mãe há...
Iris lutescens, vulgarmente conhecidos por lírios roxos e muito mais espécies de flores prontas para desenhar.
Visita Guiada com Cláudia Varejão
Amanhã às 11h30 o Museu Carlos Machado em conjunto com a cineasta e fotógrafa Cláudia Varejão vão promover uma visita-guiada ONLINE via Zoom às 11h30 no âmbito da Semana Temática do Museu Carlos Machado.
Fica aqui um pequeno vídeo que a Cláudia fez para promover a visita de amanhã.
quinta-feira, 25 de março de 2021
Duelo de esgrima
No Parque Infante D. Pedro em Aveiro, lá pela tardinha, por vezes ouve-se o barulho das espadas de um duelo de esgrima :)
Estoril-Cascais
Miradouro dos Milhos
Poço da casa do bicho da seda
Quarentena desenhada 2021 - Desafio #11 - Querido, comprei a loja!
Nestes dias de quarentena, acabámos por reparar mais nos produtos que compramos seja por os ter de desinfectar ou porque faz parte do passeio higiénico a ida às compras.
O desafio é desenhar rótulos, embalagens ou produtos que gostem. Aquelas embalagens que acham linda, os rótulos favoritos ou aqueles produtos que são absolutamente imprescindíveis no dia a dia.
Já sabem que será desenho de observação, in situ, um desenho que registe directamente o que observamos.
Publiquem usando as etiquetas #QuarentenaDesenhada2021 #uskpDesafio11
Todas as quintas-feiras, um desafio novo.
Participem e bons desenhos!
quarta-feira, 24 de março de 2021
Modelo reticente
Às vezes a minha musa preferida fica meio reticente em fazer de modelo.
Mas quando a montanha não vai a Maomé...!
Aqui fica a resposta ao desafio do papel colorido, ficou assim com uns post-its! Eu sou grande fã do post-it e tenho imensos e de todas as cores espalhados pelas paredes de casa. Uso para estudar os caracteres chineses e foi a primeira vez que os usei como complemento ao caderno, achei bem divertido!
Monsanto
Ultimamente tenho desenhado imenso em zonas verdes, especialmente em Monsanto. Eu achava que já conhecia a mata relativamente bem, porque há muitos anos fazia passeios de bicicleta por lá com um grupo de amigos, mas na realidade tenho vindo a descobrir novos percursos com agradáveis surpresas.
terça-feira, 23 de março de 2021
Flores de Março
Quando lançaram o desafio dos papéis coloridos pensei em fazer um desenho num papel de cor mais viva, mas este era o único caderno de papel de cor que tinha disponível em casa.
Viver no campo, para mim, é um contínuo deslumbramento, e nesta altura do ano a mudança é bem visível diariamente.
A árvore de flores brancas à direita no momento do desenho já tinha tido o seu auge, completamente cheia de flores, e nesse dia já estava a perdê-las. Foi ela que me inspirou a desenhar esta paisagem.
As árvores de flores brancas inspiram a desenhar sobre fundos coloridos, o que irei fazer agora que regresso a casa de uma ida a Lisboa, já com alguns papéis comprados. Estes desafios entusiasmam-nos a variar do nosso registo mais habitual.
Este lugar é na região do Montejunto, uma região bem linda, muito perto de Lisboa.
Uma curiosidade... no pinheiro da direita está visível um casulo de lagartas processionárias. Até parece que elas mimetizam as pinhas, mas distinguem-se bem. Estão disseminadas nos pinheiros em volta, e são um problema bem real, no meio dessa paisagem edílica.
segunda-feira, 22 de março de 2021
Algés-Trafaria
Alucinação
Tenho cá em casa uma pequena escultura em madeira,que trouxe do México há muitos anos.
Uma peça da arte popular mexicana que retrata uma viagem alucinatória intensa,causada pela droga.
Gosto dela porque me obriga a ser mais exigente,quando quero explorar um conceito, um
sentimento,uma paisagem.
O desenho é sempre uma alucinação.