Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 30 de abril de 2019

Exposição no Museu Soares dos Reis

Decorre até 19 de Maio, no Museu Nacional Soares dos Reis no Porto, uma exposição dos desenhos dos sketchers do Norte. Podem ser vistos mais de 150 desenhos e fotografias de 45 autores, e ainda quase 40 diarios gráficos.

Visitem!

Ponte de Lima. Desenho de Pedro Alegria (Tuba)

Revista Lisboa, Largo da Graça.

A ilustração do Largo da Graça, para a revista Lisboa, foi um trabalho paciente, com várias tentativas e recuos. Obrigou-me a várias idas ao local e muitos ensaios. Às tantas já não sabia o que era melhor.
Sempre com frio, com dias muito curtos (no Natal) e correndo à frente da chuva...

Desenhar com Abnose

No passado Sábado, um quarteto de Tripeiros embarcou no Intercidades rumo a Lisboa para mais uma sessão do "Vamos Desenhar com...". Entre eles Armando Baldaia, o próprio anfitrião e ilustre camarada de armas riscadoras.

Já no Museu, espaço a merecer visita mais demorada e com muitas páginas de caderno para encher, foi impossível resistir à talha neo-Manuelina que se destacava entre várias peças, qual delas a mais fantasiosa. Aproveitei depois o espaço restante na página para desenhar a outra "peça" que, numa excelente apresentação, se viria a destacar ainda mais.

Houve tempo para aproveitar o sol agradável enquanto se capturavam alguns detalhes do pátio sobrevoado pelas icónicas andorinhas Bordalescas, e ainda um par de peças da extraordinária colecção.
Obrigado Armando, por seres a pessoa que és, e pela tarde magnífica que nos proporcionaste!

Desenhar por Desenhar | Campolide | 5 de Maio

O próximo encontro Desenhar por Desenhar terá lugar em Campolide, no Domingo, dia 5 de Maio. Por ser o 1º Domingo de Maio, é Dia da Mãe, também. Fica o desafio: levem as vossas mães, levem os vossos filhos para partilhar a vossa felicidade quando desenham.

Encontramo-nos junto ao quiosque encarnado, na Nova Praça de Campolide e a partir dali podemos procurar um conjunto de vistas bastantes variadas: muros com grafitis, o jardim vertical d'A Valenciana, as famosas torres das das Amoreiras, o eléctrico ou os singelos prédios de um bairro essencialmene residêncial.

N.A. : Vou convidar a minha mãe para um brunch e assim posso ir desenhar convosco. Vou convencê-la a fazer um desenho, embora seja a única disciplica onde teve negativa.

Hora: 15:00 – 17:30

Ponto de encontro: Nova Praça de Campolide, junto ao quiosque encarnado



Desenho de Filipe Pinto

Mais cinco desenhos.


Chelas ao fundo, o viaduto é o da estação das Olaias.




Desenhar no atelier da Ana Cordovil

Foi uma oportunidade de ver o seu trabalho de azulejos e ficarmos deliciados no seu jardim a desenhar! 

Parque das Nações

No Parque das Nações, edifícios no Passeio dos Jacarandás.

Jardim do Oceanário

Desenho no âmbito da Residência Festival PaRTES, da Junta de Freguesia do Parque das Nações.

Arraiolos



segunda-feira, 29 de abril de 2019

"B"amos desenhar com o Abnose

Dia 27 de maio, foi dia de desenhar com o Armando Baldaia, mais conhecido por Abnose, no Museu Bordalo Pinheiro.
 
Saí cedo e aproveitei a viagem de autocarro para "caçar" alguns moinhos.
 
 
A manhã foi passada no Bairro Alto a desenhar com o meu amigo Filipe Oliveira (ver post anterior).
 
 
 
A tarde chegou e rumámos ao Museu Bordalo Pinheiro, onde encontrámos o nosso amigo do Porto, Armando, que nos contou um pouco da sua vida e relação com o desenho, que só chegou numa fase tardia. Arrisco a dizer que chegou na altura certa. Conheci o Armando há quatro anos, no encontro internacional de desenho de rua em Torres Vedras, e desde esse dia que acompanho só seu percurso. O Armando é a prova viva que o trabalho compensa, e que para desenhar, basta querer. Tem sido um privilégio acompanhá-lo nesta caminhada do desenho.
 
Lançou o desafio, e só me saiu isto. Não por falta de inspiração incutida pelo nosso anfitrião, mas pela conversa (muita), a 2ª paixão de um urban sketcher.
 
 
Uma tarde fantástica. Obrigado Armando
 
 
 

Últimos desenhos na residência do PaRTES 2019





Benavente

No 1ºEncontro Urban and Nature Sketchers em Benavente, organizado pelo Município, comecei pela natureza e depois fui ao urbano. Ainda fiz mais dois desenhos, estes em folhas soltas, para expôr no átrio do edifício da Câmara. Foi um dia muito agradável com algumas pessoas habituais nestes encontros, outras menos habituais e outras que fiquei a conhecer.



Toranjas e Limões


Campo Vivo - Vamos desenhar Campo de Ourique - Rua da Páscoa





Ontem em Campo de Ourique na Rua da Páscoa desenhando o Pátio das Cegonhas. Grande manhã.

Trupilariante

No passado mês de Março estive a desenhar ao vivo na Conferência & Feira de Empreendedorismo Feminino, em Lisboa, organizado pelo grupo Mulheres à Obra do qual faço parte e havia um stand onde me perdi a desenhar demoradamente: Trupilariante, uma companhia de teatro e circo que participa em eventos com a sua irreverência, humor e muita cor :-)


A Nova universidade do surf




Pintei estes estudantes Surfistas que regressavam ao seu local de estudo -a Nova SBE, em Carcavelos - através do túnel que os leva diretamente da praia às suas residências de estudantes, passando pelos páteos da universidade.

Quem não adoraria frequentar uma universidade destas??

Fefa

Encontro Festa dos Maios


Quinta do Pisão é um Parque de Natureza situado em pleno Parque Natural de Sintra Cascais. Com vários percursos pedestres que permitem conhecer a fauna selvagem do Pisão e também a população de burros lanudos da raça Asinina de Miranda, cavalos, ovelhas e borregos a Quinta tem também uma horta biológica onde os visitantes podem colher os produtos diretamente da terra e almoçar no parque de merendas. O Encontro de desenho de observação promovido em parceria com a Cascais Ambiente no dia 18 insere-se na Festa dos Maios, um dia cheio de atividades entre as quais os Quadros de Animação com Ofícios Tradicionais. O local ideal para passar um dia em ambiente familiar. 

Local: Quinta do Pisão 
Data: 18 de Maio de 2019
Ponto de Encontro: Casa da Cal - Centro de Interpretação 
Horário: 14:00 
Pedidos de Informação para: uskp.regionais@gmail.com


O caminho mais fácil é pela estrada EN 9 que liga Sintra a Cascais. Ao chegar ao Linhó seguir pelo desvio para a Malveira da Serra. A entrada faz-se junto à barragem do rio da Mula.



domingo, 28 de abril de 2019

Bamos desenhar com... Abnose

 "Comecei a desenhar aos cinquenta...nunca aprendi a desenhar...nunca gosto dos meus desenhos..." 
Onde é que eu já ouvi isto? ;))



Encontro de Cadernos de Viagem de Abrantes

Está a decorrer o quinto Encontro de Cadernos de Viagem de Abrantes onde este ano a residente, durante uns dias, é a Teresa Ruivo. Este Encontro tem vários eventos (ver aqui) e um dos pontos altos é no sábado, dia 4, a partir das 10 horas (encontro na Biblioteca). Além de desenharmos, podemos ver a exposição da Teresa “Desenhos da minha rua e mais além”, ouvi-la falar do seu (fulminante) percurso e assistir ao lançamento do livro de José María Sanchéz, residente do ano passado.

Como o almoço é oferecido gostavam de ter uma ideia quantas pessoas vão. Para isso ou comentem ou escrevam para eduardosalavisa@gmail.com


Edifício da Biblioteca e jardim em frente. desenhos de Teresa Ruivo

Festival Terras sem Sombra

Infelizmente não consegui lá ir neste fim de semana, mas diz que foi um sucesso.
Sé de Elvas com lotação esgotada para um óptimo concerto e uma visita à Igreja de Nª Srª da Ajuda que raramente abre a visitas. Eu, quando lá fui, fiquei à porta.

Capela de São João Baptista

Capela de São João Baptista, construída entre 1742 e 1750, em Roma, por encomenda de D. João V. É armada em Roma, e sagrada pelo papa Bento XIV na Igreja de Santo António dos Portugueses, antes de ser desmontada e carregada em três naus rumo a Lisboa, onde passa a integrar a Igreja de S. Roque. Por aqui permanece e continua a encantar com a sua beleza. Esta capela é apenas um dos muitos motivos para conhecer uma das igrejas mais bonitas de Lisboa.

 
 
 

Benavente

1o. Encontro de Urban and Nature Sketchers promovido pela CM Benavente


Ontem no Museu Bordalo Pinheiro





Que grande tarde ontem no Museu Bordalo Pinheiro onde fomos desenhar com Abnose.

A Desenhar Com ... Abnose


Foi mais uma sessão do Vamos Desenhar Com... muito participada e obrigado ao Abnose pelo dinamismo que transmite a todos os que gostam de desenhar em conjunto e no local.

Bamos desenhar?

Uma tarde maravilhosa com pessoas maravilhosas no Museu Bordalo Pinheiro. Obrigado a todos os participantes que prescindiram de uma bela tarde de praia para ouvirem um pouco sobre o meu ainda curto percurso neste fantástico mundo de Urban Sketching. Um especial agradecimento à Direcção dos Urban Sketchers Portugal por este honroso convite. Vim de Lisboa com a alma cheia. Muito obrigado!

Bamos desenhar com...

Uma tarde fantástica com o Abnose ! 

sábado, 27 de abril de 2019

Desenhar no Parque Ambiental de Sta Margarida

Os desenhos que realizei no Encontro "Desenhar no Parque Ambiental de Sta Margarida", organizado pela Elsa Cunha, de manhã passado neste parque para assinalar o seu 17.º aniversário, incluindo uma visita ao maravilhoso Borboletário Tropical (onde só tirei fotografias, muitas...) e de tarde no Museu dos Rios e das Artes Marítimas, em Constância.

Liberdade de pintar/escrever fora do risco


Festival PaRTES 2019

Uma tarde bem passada, com reencontro, aguarelas, sorrisos, céu azul e lanchinho! 
E  canetazinha, pois tá clarinho !
Merci Rita Catita:-)