Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 25 de abril de 2021

Somos água, e animais aquáticos :)

 



Fui até Paço d’Arcos para desenhar alguma água… pensei que seriam uns reflexos, algo simples, só para desanuviar a cabeça e tirar saudades do mar, mas logo me ocupei naturalmente dos seres que ali vão porque amam a água. E resultou num momento de observação da Natureza, em pequenas histórias humanas e caninas.
Todos eles foram desenhados ao longe. Eu estava no pontão, abarcando tudo à volta, e por isso resultou neste recolher de figurinhas, sem nenhuma verdadeiramente em primeiro plano.
Deixei muitas a lápis, mesmo que só como esboço, pois gosto dessa expressão muito leve, que me transmite muito. Um sketch é afinal isso mesmo, um esboço.

É maravilhoso como as pessoas e os cães se relacionam com a água, cada um com o seu jeito próprio… as pessoas vão contemplar o mar, descontrair ao pé dele, tomar banho, mesmo nesse dia relativamente frio, praticar desportos náuticos, pescar. 

Tocou-me um casal levando um filho pequeno a nadar sozinho e a brincar na água durante hora e meia sem se impacientarem, enquanto aguardam andando de um lado para o outro na praia, até ficar apenas o pai ainda por mais um bocado, sempre gentil com o filho, que continuava de molho (essa criança aparece duas vezes no desenho).

Achei graça aos jovens do clube naval que vira partirem mais cedo para as suas actividades, a retirarem barcos e canoas da água, ao fim da tarde. E vi alguns miúdos a conversar e brincar em cima das pranchas, à chegada.

E chegando aos cães é um delírio… como os cães que ladram às ondas, literalmente! Só desses vi dois, e um ia atrás delas a ladrar a cada uma, muito concentrado, enquanto elas rebentavam na praia (o que eu me ri :D ). 

Duas senhoras acompanhando um cão nadador, uma delas atirando um objecto flutuante colorido e cilíndrico para a água vezes sem conta para que ele nadasse a buscá-lo… e ela de calças arregaçadas, também desfrutando, com os pés na água.

Outro cão já velho, cujo dono se agachava ao seu nível, revelando muita atenção e empatia para com ele.

E outro, minúsculo, que puxava em sentido contrário, às arrecúas, quando a dona se aproximava da água, ainda a alguma distância, talvez com medo de ser levado pelo mar.

Ah… e um cão de água!... que afinal era o que menos parecia interessado nela. Acompanhava um casal que se passeou por ali sossegadamente, passando muito tempo sentados a uma boa distância do mar, e ficando representados bem ao longe no desenho.

Foi uma tarde com poucas aves. Essa ausência até foi providencial, pois foquei-me mais em humanos e caninos… já que me é difícil resistir a desenhar aves, quando as há.

De quem senti falta foi de uma ave muito pequena que anda na rebentação das ondas, para completar na perfeição este estar à beira d'água. Talvez não tenha aparecido por a praia estar tão concorrida nessa tarde. Mas assim já sonho com uma nova visita e novos desenhos.

Como isto não é uma publicação científica posso chamar a estes seres (a alguns garantidamente :D )… seres aquáticos.

11 comentários:

Rosário disse...

Belo dia com um resultado fantástico!

Marta Castro disse...

Lindo! Muito poético, adoro!

Pedro disse...

Muito bem!

Suzana disse...

Que composição tão poética!

Alexandra Baptista disse...

Que bonita a tua publicação... somos água.

Ana Crispim disse...

Adoro o desenho. E Paço de Arcos, claro!

Ana2019 disse...

Gosto muito. Quase se sente a brisa de uma agradável tarde de verão na praia ...

Ana Henriques disse...

Bela composição. Gosto muito.

Teresa Henriques disse...

Belo!

Nuno Matos Silva disse...

Há momentos em que o bom soa a belo.

Lurdes Boavida disse...

Seres aquáticos,claro.What else?