Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
As Alentejanas #4
No Elvense, um antigo guarda-redes mostrou-nos o salão nobre do Clube, a poeirenta sala de troféus, e ainda tomamos café com o cunhado do Vidigal enquanto uns miúdos assistiam à telenovela, ou coisa do género.
De regresso a Lisboa, em Vila Viçosa, que se preparava para a Festa dos Capuchos com cercas de madeira em torno da praça principal, comemos As Melhores Empadas De Galinha (título anteriormente detido por uma taberna na praça central de Arraiolos), num café cujo nome infelizmente me escapa!
Workshop Diários Gráficos
No fim de semana de 17 e 18 de Setembro, fui ao workshop de diários gráficos com o Richard Câmara. A desenhar desde o Rato até ao Cais do Sodré e no dia seguinte no sentido inverso! Este foi o desenho que fiz no Miradouro de S. Pedro de Alcântara: primeiro a mancha a cor e depois alguns elementos a caneta.
Viseu: Pensamentos
Confesso que se algumas vezes gosto do resultado da aguarela. Tenho outras que detesto. Esta relação está bem longe do casamento perfeito. Algo me diz que me dava imenso jeito ter alguém que desse umas "luzes" sobre a matéria, pois sozinho não estou a encarrilhar… e até estou num comboio!
Meros testes para ver como devia aplicar mais água e menos tinta. Ainda não atinei com as cores nem com a quantidade de tinta que a mesma leva. Maldito cérebro que me manda deixar as aguarelas de parte… mas não vai vencer! Demore o tempo que demorar quero chegar a melhores resultados!
18 Agosto 2011
É impressionante o que as pessoas mudam... nós temos a capacidade de nos transformarmos e crescer com as nossas experiências de vida... assim foi... cresci! Nesse dia em que senti que evoluí fiquei radiante e inspirado pela companhia e fiz este desenho da vista para o cabo da roca! Em tempos este lugar estava ligado a outra pessoa. Hoje, depois de achar que nunca iria conseguir esquecê-la, este lugar está ligado a um outro sentimento! É assim a vida...
A sombras dos suaves declives das rochas deixam uma paz de alma a quem as contempla como se tivéssemos a adivinhar que o dia de amanhã irá surgir também... as ondas vêem uma após outra carregando ainda mais no sentimento... enfim...
Ainda Ponta Delgada
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Praça do Município
Este desenho é bastante irónico.
Sempre achei estes cadernos panorâmicos da Moleskine demasiado baixos, o que limitava bastante a construção do desenho.
Neste, embora tenha optado por desenhar ao alto, a verdade é que para caber lá a praça toda, tudo tinha de ficar pequeno...
São estas as maravilhas dos cadernos. Obrigam-nos a descobrir pequenas belezas momentâneas...
Sempre achei estes cadernos panorâmicos da Moleskine demasiado baixos, o que limitava bastante a construção do desenho.
Neste, embora tenha optado por desenhar ao alto, a verdade é que para caber lá a praça toda, tudo tinha de ficar pequeno...
São estas as maravilhas dos cadernos. Obrigam-nos a descobrir pequenas belezas momentâneas...
XVIII ENCONTRO DE DIÁRIOS GRÁFICOS
Estamos todos com "ganas" de nos encontrarmos para desenhar.
Sábado, dia 15 de Outubro, às 14h30 no terraço do mercado do Chão do Loureiro, estão todos convocados para o próximo encontro de Diários Gráficos, que vai coincidir com o Skketchcrawl mundial.
Nas Caldas da Rainha também vão desenhar compulsivamente!
46º CHALLENGE_A DOIS TEMPOS_SET11
Este desenho cego já estava feito - vem com atraso. No entanto, procuro tanto quanto possível cingir-me aos quesitos pedidos, neste caso em dois tempos, objetos expostos numa mesa.
Challenge-XLVII
No fim de semana passado, por outros compromissos, e com grande pena minha, não pude estar em Viseu. No entanto, por onde andei, (Beira Alta: aldeia de São Sebastião, Almeida, Castelo Bom e Castelo Melhor) também risquei. Neste caso, para o interessante e pedagógico challenge-xlvii que o professor Krenz propôs.
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Londres
No dia a seguir a voltar da Amazónia parti para Londres às 5 da manha, fiquei lá durante uma semana na casa do filho de uma amiga da minha mãe que estuda lá e passa as férias em Portugal. Fui com a minha mãe, a minha irmã e uma amiga minha, durante o dia eu andava com a minha amiga a ver os museus e os sítios que queriamos, a minha irmã andava com a minha mãe a ver as coisas dela e à noite encontravamo-nos para jantar. Depois do jantar a minha irmã e a minha mãe ficavam em casa e eu e a minha amiga iamos para os pubs. A casa era muito pequenina, porque era só para uma pessoa por isso a minha mãe e irmã dormiam na cama de casal, a minha amiga dormia no sofá e eu dormia no chão com 3 almofadas em baixo de mim.
Covent Garden
Hyde Park
Hyde Park
Subscrever:
Mensagens (Atom)