Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Funchal, quo vadis?

Cais da Matinha
 

Encontro no Museu de Cerâmica de Sacavém - 24 Abril 2021

O encontro estava marcado para o Forte de Sacavém mas devido à chuva acabou por acontecer no Museu de Cerâmica de Sacavém. Deixamos a foto do grupo e dos desenhos nesta iniciativa organizada em parceria com a Câmara Municipal de Loures.

NOTA: o encontro no Forte está marcado para dia 22 de Maio (se não chover). Oportunamente, iremos divulgar toda a informação.




Museu de Cerâmica de Sacavém

A chuva não nos permitiu fazer o encontro no Forte de Sacavém e acabámos por seguir o plano B que era visitar o Museu de Cerâmica de Sacavém com o forno 'garrafão', exposição permanente e exposição temporária.

Iremos (caso o tempo permita) fazer o encontro no Forte dia 22 de Maio.




Estás ao telemóvel?


 

Pessoas a ler

Lisboa
Marcador : Canetas de Feltro 

 

terça-feira, 27 de abril de 2021

Dia de vacina


 

Caloura




 Hoje, enquanto me deixava levar pela paisagem, começou a chover. Desenhar no local é desafiante também por estas coisas. Acho que foi a natureza a dizer-me «já chega»!

segunda-feira, 26 de abril de 2021

LISBOA

Desenho feito no início da Vila Sebastião Saraiva Lima avistando lá em cima o Miradouro da Penha de França e o seu depósito de água e a torre da Igreja da N.S. da Penha de França.
Marcador : Canetas de Feltro

 

Sketch de outro dia cinzento

Não tem dado para publicar nada...mas hoje, com esta chuva toda, fui repescar um sketch que fiz em fevereiro, em Telheiras, num curto "desconfinamento antecipado".  



O Último encontro - Usk na Malásia

2020 ensinou-me que nunca se sabe o que está ao virar da esquina, e que devemos viver a vida como se não houvesse amanhã. 

Estive quase para não ir a este encontro de domingo, mas ainda bem que fui porque segunda-feira recebemos uma mensagem da emigração: a amnestia aos turistas com visto caducado terminou, têm uma semana para arranjar um voo e sair da Malásia. 

Que correria, nunca na minha vida marquei um bilhete de avião com tão pouca antecedência! Mas correu tudo bem, consegui voo, consegui marcar testes de covid, e uma semana e 17 horas depois lá aterrava em solo português, passado quase 1 ano e meio fora! 

E pronto, cá estou a fazer uma quarentena (não vá trazer algum bicho comigo!) e a olhar para os desenhos de domingo, que parecem ter sido feitos à uma vida inteira atrás... 

Desta vez fomos desenhar os Correios. Claro que eu muito rapidamente me escapei a estes edifícios difíceis de desenhar e... 





Fui desenhar os desenhadores! Tópico muito mais divertido...



domingo, 25 de abril de 2021

Pessoas a ler






Lisboa
Marcador : Canetas de Feltro


 Uma Volta pelo Terreiro Do paço de Vila Viçosa - Igreja das Chagas e Pousada

Somos água, e animais aquáticos :)

 



Fui até Paço d’Arcos para desenhar alguma água… pensei que seriam uns reflexos, algo simples, só para desanuviar a cabeça e tirar saudades do mar, mas logo me ocupei naturalmente dos seres que ali vão porque amam a água. E resultou num momento de observação da Natureza, em pequenas histórias humanas e caninas.
Todos eles foram desenhados ao longe. Eu estava no pontão, abarcando tudo à volta, e por isso resultou neste recolher de figurinhas, sem nenhuma verdadeiramente em primeiro plano.
Deixei muitas a lápis, mesmo que só como esboço, pois gosto dessa expressão muito leve, que me transmite muito. Um sketch é afinal isso mesmo, um esboço.

É maravilhoso como as pessoas e os cães se relacionam com a água, cada um com o seu jeito próprio… as pessoas vão contemplar o mar, descontrair ao pé dele, tomar banho, mesmo nesse dia relativamente frio, praticar desportos náuticos, pescar. 

Tocou-me um casal levando um filho pequeno a nadar sozinho e a brincar na água durante hora e meia sem se impacientarem, enquanto aguardam andando de um lado para o outro na praia, até ficar apenas o pai ainda por mais um bocado, sempre gentil com o filho, que continuava de molho (essa criança aparece duas vezes no desenho).

Achei graça aos jovens do clube naval que vira partirem mais cedo para as suas actividades, a retirarem barcos e canoas da água, ao fim da tarde. E vi alguns miúdos a conversar e brincar em cima das pranchas, à chegada.

E chegando aos cães é um delírio… como os cães que ladram às ondas, literalmente! Só desses vi dois, e um ia atrás delas a ladrar a cada uma, muito concentrado, enquanto elas rebentavam na praia (o que eu me ri :D ). 

Duas senhoras acompanhando um cão nadador, uma delas atirando um objecto flutuante colorido e cilíndrico para a água vezes sem conta para que ele nadasse a buscá-lo… e ela de calças arregaçadas, também desfrutando, com os pés na água.

Outro cão já velho, cujo dono se agachava ao seu nível, revelando muita atenção e empatia para com ele.

E outro, minúsculo, que puxava em sentido contrário, às arrecúas, quando a dona se aproximava da água, ainda a alguma distância, talvez com medo de ser levado pelo mar.

Ah… e um cão de água!... que afinal era o que menos parecia interessado nela. Acompanhava um casal que se passeou por ali sossegadamente, passando muito tempo sentados a uma boa distância do mar, e ficando representados bem ao longe no desenho.

Foi uma tarde com poucas aves. Essa ausência até foi providencial, pois foquei-me mais em humanos e caninos… já que me é difícil resistir a desenhar aves, quando as há.

De quem senti falta foi de uma ave muito pequena que anda na rebentação das ondas, para completar na perfeição este estar à beira d'água. Talvez não tenha aparecido por a praia estar tão concorrida nessa tarde. Mas assim já sonho com uma nova visita e novos desenhos.

Como isto não é uma publicação científica posso chamar a estes seres (a alguns garantidamente :D )… seres aquáticos.

sábado, 24 de abril de 2021

Avenida dos Aliados

 Com o Luís Simões de visita ao Porto, lá tivemos de juntar meia dúzia de poskianos para o acompanhar numa tarde chuvosa de sábado.




Estás a conversar?


 

"Passados Complexos: Futuros Diversos"

"Passados Complexos: Futuros Diversos"

Passados Complexos: Futuros Diversos"

NAZARÉ

Pedra da Panela 
Marcador : Canetas de Feltro

Pedra do Guilhim, farol e promontório
Marcador : Canetas de Feltro

 

Porto de Pesca de Setúbal


 Porto de abrigo de Setúbal, em fim de tarde.

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Alcatruz

Uma esplanada maravilhosa, um menu do melhor!
@alcatruz_praiadoforte



Estufa Fria

Finalmente consegui regressar ao espaço da exposição na Estufa Fria para desfrutar do recanto criado para desenhar. Foi o meu primeiro momento de sketch no exterior depois do desconfinamento.
Quando foi feita a montagem da exposição, não consegui desenhar.
Convido todos a irem visitar o espaço, a expo e a desenhar. Podem fazê-lo até dia 30 de Maio.



Vamos Desenhar Com - Edição 2021 - NOVAS DATAS

 

Devido ao confinamento no início do ano, tivemos de remarcar as primeiras edições. Estas são as novas datas para a edição de 2021 do Vamos Desenhar Com... no Museu Bordalo Pinheiro em Lisboa.

Um(a) convidado(a), um desafio de desenho para quem assistir.

Das 9h30h às 12h30 no Museu Bordalo Pinheiro em Lisboa.

Lotação limitada às condições locais do Museu seguindo as normas de segurança em vigor.

Obrigatório o uso de máscara.

Participem!!

quarta-feira, 21 de abril de 2021


 No domingo passado, para cumprir o desafio, convidei-me para ir desenhar. E pronto

Fiz este desenho na minha companhia...

A nascente da Fonte Benémola

Em pleno barrocal  algarvio, este local é atravessado pela ribeira de Menalva. As nascentes brotam água durante todo o ano o que premite que ali exista uma flora e fauna ricas e diversificadas.

O som da água a correr, misturado com o canto das aves e a leve brisa, transmitem um sensação de tranquilidade que contrasta com a agitação do litoral algarvio.




terça-feira, 20 de abril de 2021

CONVIDO-TE - 1º ENCONTRO

 Em resposta ao desafio dos USK Portugal, no passado domingo, fomos desenhar e assinalámos o dia Internacional dos Monumentos e Sítios.










Estufa Fria


 

Conversas Virtuais - Edição 4 - 24 Abril 2021

 

Estes são os próximos convidados das Conversas Virtuais USkP no próximo dia 24 de Abril (sábado) às 18h (hora de Portugal Continental) através do nosso canal de You Tube:

https://www.youtube.com/watch?v=NyGn1S7Hp1g&list=PLy5itsJeAc9g3ic90RJ7kI5GxM6wgiLml&index=6

Portugal, Brasil e Espanha ligados pelo prazer do desenho e das palavras.

Apareçam!

segunda-feira, 19 de abril de 2021

São Miguel_ Açores

A manhã estava linda e a anunciar um grande dia de primavera. Tentei aproveitar ao máximo o exterior e sentei-me no Forno da Cal. Lá em cima a vista para o ilhéu de São Roque (Rosto de Cão) expandiu-se até ao infinito. Apesar do sossego, fui dando conta das pessoas que passavam apressadamente em baixo. Voltou o tempo das restrições e como é fim de semana, às 15:00h todos temos o dever do recolhimento. Estou desejosa que a situação se equilibre e que consigamos ultrapassar este covid...


 

uma voltinha pelo quintal e a sonhar com o destino das favas...


 

Ermida da Nossa Senhora da Conceição em Loulé

Para comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios revisitei esta preciosa ermida cuja construção foi ordenada por D.João IV em meados do século XVII em tributo à padroeira de Portugal.

A facha sobria característica do Estilo Chão, contrasta com o esplendor do seu interior de estilo Barroco onde se pode ver o retábulo em talha dourada do século XVIII e um valioso revestimento em azulejaria religiosa setecentista.




Para o Convido-te fui com a Ana Jacôme, a Isabel Alegria e a Isabel Braga até Vila Franca de Xira



 

Hoje fui vacinada


 Hoje fui prearada para o recobro e levei o material. Na cantina do Centro Hindu era uma azafama, dum lado a vacinar gente e, do outro, todos à espera de estarem aptos a ir embora.No percurso de saída havia uma venda de chamuças e aperitivos indianos para contribuir com alguma ajuda à comunidade hindu.

Agora,  até daqui a um mês.

Desenhar no Forte de Sacavém - 24 de Abril

 

Numa parceria com a Câmara Municipal de Loures e a Direcção-Geral do Património Cultural e no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2021 com o tema “Passados Complexos: Futuros Diversos”, vamos ter um encontro para desenhar no Forte de Sacavém no dia 24 de Abril de 2021.


Horário: 10h - 12h30


Ponto de encontro: Junto à entrada do Forte, perto do estacionamento


Como chegar:
    De carro - Rua Forte Monte Cintra 2685, Sacavém (tem estacionamento)
    De autocarro: Carris 708


Relembramos que será obrigatório o uso de máscara e manter a distância recomendada.


NOTA: Caso chova, a visita passa para o Museu de Cerâmica de Sacavém mas o ponto de encontro mantém-se