Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 5 de maio de 2020

A quarentena da Natureza




A minha quarentena tem sido uma reflexão solitária sobre a proximidade com a Natureza.
Tive a bem-aventurança de estar numa casa com um jardim que tem árvores de fruto, flores e uma pequena horta.
Eu já estava de quarentena quando a quarentena colectiva começou, por causa de viagens e de assumir proteger os outros da exposição. Aliás, já estava na segunda quarentena, mas isso é já outra história. Por isso vou chamar quarentena a essa colectiva, aquela a que todos fomos sujeitos, e em que todos fomos sujeitos, protagonistas numa experiência nova e inicialmente assustadora mas que tanto nos ensinou.
As protagonistas principais destes dias de quarentena foram para mim abelhas, árvores e flores, em particular as flores das árvores que nesta altura do ano trazem o prenúncio dos frutos. Uma experiência única, onde mistérios sobre abelhas a morrer, um enxame a instalar-se espontaneamente no nosso jardim e todo o movimento quotidiano desse maravilhoso microcosmos que é um jardim se desenrolaram à minha frente.
Confesso que o comentário de alguém que me disse que desenhos de jardim não ilustravam uma quarentena me fez inicialmente retrair de os publicar.
Tive pudor em quebrar o sentido comum de quarentena dos que estavam fechados em casa. Eu estive fechada (ou aberta) num pequeno paraíso. 
No fim somos sempre nós os responsáveis pelo que assumimos como a nossa realidade, e a minha quarentena, vivida numa quase solidão que me ensinou tanto sobre quem sou, trouxe-me a consciência de que a partilha, seja com pessoas ou com seres da Natureza é o que alicerça e dá magia ao nosso mundo.
Começo agora, que as pessoas já se sentem um pouco mais livres para sair, a publicar os desenhos que me trazem a brisa desses dias… estes em grafite HB.

Grata aos Urban Sketchers Portugal pelo acolhedor ambiente humano que abrigam aqui.

4 comentários:

Leonor Janeiro disse...

Obrigada por partilhares comnosco

Alexandra Baptista disse...

Que bom que estás de volta e saíste do teu confinamento.

Henrique Vogado disse...

Queremos ver mais Isabel.
A quarentena é um isolamento social, quem tenha um jardim ou horta e possa estar no exterior, é para mim motivo de inveja boa. Não deixa de ser isolamento.
Isabel, gosto muito dos desenhos das flores e das abelhas.

L.Frasco disse...

Que páginas tão bonitas!
Ainda bem que publicaste. Cada um tem a sua quarentena. Ou pode ter. Ainda bem que aproveitaste a tua.