Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 11 de setembro de 2016

Base Naval do Alfeite (Manhã)

O dia 10 foi um dia muito singular. Parti de Mafra à 8:30 com o meu amigo Francisco Lança. Ansiosos por chegar lá fomos conversando sobre o que esperar dos famosos submarinos. Após algumas partidas do GPS conseguimos chegar à entrada da Base Naval do Alfeite. Depois de entrar ainda se anda bastante de carro, Não fazia ideia daquilo ser tão grande. Uma cidade dentro da cidade.
A manhã já ia adiantada quando começamos a descer para o submarino de nome Arpão. Assim que cheguei lá a baixo percebi duas coisas: Em primeiro lugar não iria conseguir desenhar uma panorâmica daquilo. Precisaria de muitas horas e nós só tínhamos 20 minutos. A segunda constatação foi quase anedótica. Tinha decidido levar um caderno panorâmico A4 que aberto tocava nas paredes do submarino. É que aquilo é mesmo pequeno lá em baixo.
Assim decidi fazer pequenos desenhos à medida que fomos avançando. De olhos muito abertos numa tentativa de absorver mais informação visual lá fui percorrendo o seu interior.

Quando saí vinha com a cabeça a latejar com tantos parafusos cabos e aparelhos. Podia passar ali um mês a desenhar.
Cá fora sentei-me a apreciar o seu exterior. Ficou completamente surpreendido quando me explicaram que a cobertura é fibra de vidro.



7 comentários:

Teresa Ruivo disse...

o desenho de baixo, ao vivo está fenomenalAntónio. Os grandes formatos perdem sempre na digitalização (acho eu...)

Maria Celeste disse...

...lindos...

cláudia mestre disse...

Dois óptimos desenhos!

nelson paciencia disse...

Boa!

Bruno Vieira disse...

que belos desenhos!

Filipe Pinto disse...

Boa opção pelos desenhos pequenos. Dá para perceber que o espaço era bem curto.

Rodrigo Briote disse...

Grande formato e grandes resultados