Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Simpósio USk Manchester 2016_ Dia 2 (parte 1)

(Um primeiro parêntesis: confesso que não consegui acompanhar o ritmos dos dias, como o Pedro Loureiro - como diz o Vicente, "também temos outra idade" - ou seja, desenhei sempre, mas a publicação a altas horas da noite cedeu ao sono acumulado dos primeiros dias. Na verdade, percebi que sou mais repórter de semanário do que de diário como o Pedro)

No segundo dia do simpósio, a 29, na parte da manhã resolvi escolher o workshop do Paul Wang, atraído pelo título e pelo que conhecia do trabalho dele: "Shape Shifters: Overcome Complicated Scenes with Dynamic Shapes". A ideia de descomplicar uma cena a desenhar seduziu-me.

Paul Wang revelou-se um professor excelente! Apoiando o seu discurso em 4 folhas de apontamentos, conseguiu transmitir um manancial de informação e teoria como nunca tinha experimentado, sempre propondo exercícios práticos do que apresentava.

A sua ideia passa por abordar o desenho através das formas - das suas qualidades, da sua transformação e das relações que estabelecem entre si - para tornar a nossa observação mais robusta e estabelecendo modos de simplificar o nosso processo de pensar e desenhar uma cena.

Quando forneceu a cada um de nós 4 cores de aguarelas Daniel Smith (que o patrocina), fiquei excitado! Ficou-me na memória o entusiasmo do Luís Araújo quando as comprou em Singapura, e agora ia eu poder testá-las. E comprova-se! A sua diluição e as nuances que apresenta, sem e com mistura, são fascinantes! Nada parecidas com as da minha caixinha de 15 euros.

 Exercício de diferentes representações das 3 formas básicas, com diferentes qualidades: "dura", "suave", "irregular", "fragmentada", "sugerida" e "texturada"

3 exercícios de relações entre formas (à direita), de análise de uma cena através de formas (à esquerda), e de divisão em "famílias de formas" (em cima).  Adição de um ponto focal que enfatize o que queremos destacar (a "história" que queremos contar) e de um enquadramento que o sirva.

 Exercício final, com uso de contrastes para diferenciar formas e criar enfâse

Exploração das quatro cores fornecidas (Transparent Pyrrol Orange, Cerulean Blue Chromium, French Ultramarine e Indigo) em "escuro", "claro" e misturando com o "vermelho".

A chuva, que nos presenteava a espaços, empurrou-nos para o pub próximo que abriu ao meio-dia e terminámos o workshop bem instalados e acompanhados por uma "half pint".
O resto do dia fica para o próximo post.


17 comentários:

Filipe Pinto disse...

Se o próximo post só chegar para a semana eu espero. Há informação que precisa de tempo para ser "processada".

abnose disse...

Excelente!

Celeste Vaz Ferreira disse...

Muito boa esta partilha tão detalhada.
Celeste Vaz Ferreira

Alexandra Baptista disse...

haa...fico à espera da continuação, obrigada!

Mário Crispim disse...

Cá fico à espera, da continuação, pois da "half pint"!!!

Rosário disse...

Bem interessante este exercício!

Henrique Vogado disse...

Vamos digerindo os exercícios nos próximos dias. Acho que vou guardando em word para experimentar as técnicas. Muito bom Luís!

jeanne disse...

Continua na tua velocidade!

Suzana disse...

Muito giro o exercício, vou estando atenta às descrições :)

Marcelo de Deus disse...

melhor do que uma half pint só mesmo uma pint
força

Rui Grilo disse...

Bela reportagem Luís! Já assinei o "semanário" :)

nelson paciencia disse...

Que óptima reportagem Luís! Os USKP Portugal levaram dois sketchers supersónicos para Manchester, do melhor que alguma vez se viu. Que bom!

Manuela Rosa disse...

Que grande lição! Aprendendo à distância, , contigo... que bom! Muito interessante, fiquei atenta do princípio ao fim. Davas um excelente professor! :)

Maria Celeste disse...

...como é bom aprender desta maneira...

Teresa disse...

Partilha fantástica ! Gostei muito desta reportagem tão completa deste WS !

Unknown disse...

Gostei muito! Agora partilho e deveria de exercitar! :-)

Pedro Loureiro disse...

Muito bom! O semanário é mais ponderado que o diário ;)