No segundo dia do simpósio, a 29, na parte da manhã resolvi escolher o workshop do Paul Wang, atraído pelo título e pelo que conhecia do trabalho dele: "Shape Shifters: Overcome Complicated Scenes with Dynamic Shapes". A ideia de descomplicar uma cena a desenhar seduziu-me.
Paul Wang revelou-se um professor excelente! Apoiando o seu discurso em 4 folhas de apontamentos, conseguiu transmitir um manancial de informação e teoria como nunca tinha experimentado, sempre propondo exercícios práticos do que apresentava.
A sua ideia passa por abordar o desenho através das formas - das suas qualidades, da sua transformação e das relações que estabelecem entre si - para tornar a nossa observação mais robusta e estabelecendo modos de simplificar o nosso processo de pensar e desenhar uma cena.
Quando forneceu a cada um de nós 4 cores de aguarelas Daniel Smith (que o patrocina), fiquei excitado! Ficou-me na memória o entusiasmo do Luís Araújo quando as comprou em Singapura, e agora ia eu poder testá-las. E comprova-se! A sua diluição e as nuances que apresenta, sem e com mistura, são fascinantes! Nada parecidas com as da minha caixinha de 15 euros.
 Exercício de diferentes representações das 3 formas básicas, com diferentes qualidades: "dura", "suave", "irregular", "fragmentada", "sugerida" e "texturada"
3 exercícios de relações entre formas (à direita), de análise de uma cena através de formas (à esquerda), e de divisão em "famílias de formas" (em cima).  Adição de um ponto focal que enfatize o que queremos destacar (a "história" que queremos contar) e de um enquadramento que o sirva.
 Exercício final, com uso de contrastes para diferenciar formas e criar enfâse
Exploração das quatro cores fornecidas (Transparent Pyrrol Orange, Cerulean Blue Chromium, French Ultramarine e Indigo) em "escuro", "claro" e misturando com o "vermelho".
A chuva, que nos presenteava a espaços, empurrou-nos para o pub próximo que abriu ao meio-dia e terminámos o workshop bem instalados e acompanhados por uma "half pint".
O resto do dia fica para o próximo post.




 
17 comentários:
Se o próximo post só chegar para a semana eu espero. Há informação que precisa de tempo para ser "processada".
Excelente!
Muito boa esta partilha tão detalhada.
Celeste Vaz Ferreira
haa...fico à espera da continuação, obrigada!
Cá fico à espera, da continuação, pois da "half pint"!!!
Bem interessante este exercício!
Vamos digerindo os exercícios nos próximos dias. Acho que vou guardando em word para experimentar as técnicas. Muito bom Luís!
Continua na tua velocidade!
Muito giro o exercício, vou estando atenta às descrições :)
melhor do que uma half pint só mesmo uma pint
força
Bela reportagem Luís! Já assinei o "semanário" :)
Que óptima reportagem Luís! Os USKP Portugal levaram dois sketchers supersónicos para Manchester, do melhor que alguma vez se viu. Que bom!
Que grande lição! Aprendendo à distância, , contigo... que bom! Muito interessante, fiquei atenta do princípio ao fim. Davas um excelente professor! :)
...como é bom aprender desta maneira...
Partilha fantástica ! Gostei muito desta reportagem tão completa deste WS !
Gostei muito! Agora partilho e deveria de exercitar! :-)
Muito bom! O semanário é mais ponderado que o diário ;)
Enviar um comentário