Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 4 de julho de 2016

A Barcelona de Gaudí

Parti para Barcelona consciente que iria ver o possível e desenhar o que pudesse ao sabor da família e do cansaço das pequeninas. As crianças adoraram Barcelona e resistiram até ao último momento. Fomos vivendo a cidade serenamente com os devidos descansos que serviram para eu desenhar. E nesta nova realidade, que é  desenhar rápido mas de forma muito consciente, descobri uma faceta diferente do desenho. A capacidade de absorver através do desenho em poucos minutos, a essência do lugar. No caso concreto da Arquitectura de Gaudí poderia parecer quase impossível fazer isso mas foi o contrário. Se tivesse muito tempo, iria perder-me  nos detalhes. Assim tive de me concentrar no essencial. 
 A Casa Batló (A minha favorita)
A capa do caderno que focou quase cheio (O meu 1º verdadeiro caderno de viagem)

 As casas do Parque Guell: Parecem casas feitas numa pastelaria para colocar em cima de um bolo

A Rainha Sagrada Família: Vieram-me as lágrimas aos olhos de tanta emoção. Ficamos arrebatados com a grandeza sobre humana desta obra . Não dá para explicar sente-se.

6 comentários:

L.Frasco disse...

Mesmo interessantes estes teus registos rápidos! E tens razão, captam o essencial. Gosto particularmente dos da Batló e da Sagrada Família.
Vou ter presente esta tua abordagem quando for agora de férias com a família...

Teresa Ruivo disse...

Ah! Agora sim! aqui está a prova que um desenho muito rápido consegue dizer tudo!

Unknown disse...

Que bons desenhos! e conseguiste transmitir o calor das cores de Barcelona. A sagrada família é uma visão única. Estive lá 3 horas e quando ia a sair resolvi voltar a entrar e lá ficar mais 1h a sentir aquele espaço inigualável. Que obra!


Barcelona inspira mesmo! fui lá em 2014 e vou lá daqui a 15 dias. Como é com a família tb terei de investir em desenhos rápidos...

Que cidade magnífica. Viva lá facilmente!
grande abraço António!

Mário Linhares disse...

Maravilha de desenhos!

Manuela Rosa disse...

Até dá gosto!

nelson paciencia disse...

O teu desenho da Sagrada Família é uma preciosidade!