Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 19 de maio de 2015

Desenhos da Polónia #9 Bairro Judaico


"O cemitério judaico novo no coração de Kazimierz aligeirou a visão da morte. Um caos pacífico de pedras tumulares fundidas com a natureza. Durante vários minutos, estivemos sozinhos na calma dos mortos, até à chegada de uma turba de judeus ortodoxos israelitas, adolescentes e desajeitados, eufóricos na sua visita ao seu passado histórico."


Na verdade, estavam precisamente à procura da lápide que eu tinha escolhido como primeiro plano do meu desenho. Sendo gentio, temi um embate teológico portanto, pus-me ao fresco enquanto a horda de adolescentes, liderada por um rabino mais velho, bombardeava as vistas e as lápides com os flashes das suas câmaras digitais e smartphones. Chegando ao seu objectivo, entraram num frenesi de orações e fotos! Desde a visita à campa do Jim Morrison que nunca tinha visto tal devoção e entusiasmo turístico por uma lápide. Mais tarde descobri que a campa pertencia a um certo rabino Akiva Kornitzer, nascido nos Países Baixos no séc. XIX, e que foi Rabino Chefe de Cracóvia a dada altura.


Kazimierz, que continha o Gueto Judaico durante a ocupação Nazi, está polvilhada de sinagogas, algumas delas bem antigas. A Sinagoga Remuh é talvez uma das menos interessantes, mas é uma das duas sinagogas activas na cidade. A observação que mais apreciei for a devoção pela palavra impressa que o Judaísmo exala, na medida em que mesmo uma pequena sinagoga como a de Remuh disponibiliza uma pequena biblioteca à sua comunidade.

2 comentários:

Maria Celeste disse...

...mais uma bela reportagem...

Sofia Gomes disse...

Desenhos impressionantes...