Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sábado, 11 de junho de 2011

O encontro em Leiria

Cá estão os dois primeiros desenhos que fiz em Leiria.

Nesta página comecei por desenhar o jantar (bacalhau no forno com puré de batata), mas já estava a ficar frio e não deu para aguarelar. Depois disso, foram as arcadas da antiga cavalariça que me prenderam o olhar. O Eduardo Salavisa foi o primeiro a falar, logo seguido do Pedro Cabral. Os desenhos não saíram grande coisa, mas o que disseram era de altíssimo valor:
Aprendemos a desenhar, desenhando - Eduardo
É preciso aprendizagem e disciplina para ter prazer e gostar do diário gráfico - Pedro
Depois falei eu e, por último, a Mónica Cid: todos temos tendência para planificar as coisas e vê-las de cima.

No sábado de manhã, enquanto esperava, sentei-me no banco, mesmo à porta da Junta de Freguesia de Leiria, e comecei a desenhar o Largo D. Manuel de Aguiar. O Eduardo chegou entretanto e também o desenhou. No mesmo banco estava uma professora de Leiria (que não me lembro o nome), também a desenhar, pois claro!

Não costumo desenhar a grafite, mas desta vez apeteceu-me. Como não o aguarelei nem o trabalhei mais em casa, o resultado é este, um desenho inacabado, semi-apagado e com tendência para desaparecer com o tempo...

5 comentários:

hfm disse...

Entre olhar e leitura senti-me lá.

Tiago Cruz disse...

Belos desenhos. Gostei da aventura do grafite. De vez em quando também lá volto a ele…

Manuela Rosa disse...

Gostei do texto e dos desenhos.Quando passámos de carro à porta da JF de Leiria, lá estavam os três a desenhar... Dava uma boa fotografia!

Elizabete Santos disse...

Neste largo era um corrupio de ambulâncias, local de passagem de vivos e de mortos,quando era aqui o hospital D.Manuel de Ariaga. E as pessoas corriam a saber as novidades de cada desgraça fresca.

B.Braddell disse...

eu trabalhava o ultimo desenho...já os arcos do primeiro prenderam-me a atenção!!!