Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sábado, 11 de junho de 2011

O papel do Eduardo

Já há algum tempo que o Eduardo nos tinha pedido um papel especial para ele. Tinha de ser liso, não muito grosso e, ao mesmo tempo, aguentar a aguarela. Tarefa difícil hã!?
Bom, com esse papel serão construídos os próximos diários gráficos dele pelas mãos da Ketta.

Pois bem, depois de muito procurar e de fazer experiências, cá está o papel eleito: conqueror liso - branco neve - com 120 gr.
Quando o estive a experimentar descobri uma coisa fabulosa, a minha caneta Pilot 0.4 que não é impermeável, seca rapidamente neste papel, o que permite aguarelar no momento. Tendo em conta que praticamente só desenho com essa caneta, confesso que também eu fiquei fã destas folhas!!

Experiência no comboio. É muito mais fácil desenhar os pés da pessoa da frente do que o rosto. Mesmo que dê por nós a desenhá-lo, pelo menos não temos de o olhar nos olhos...
Foi neste desenho que descobri que a minha caneta ficava impermeável neste papel e que a aguarela se dava lindamente.

Enquanto esperava no pátio da faculdade de belas-artes, sentei-me e voltei a desenhar pés, desta vez os meus.

Na Reboleira, mesmo em frente à estação da CP enquanto esperava uns amigos. Eu e a Ketta ficámos sentados numa paragem de autocarro durante uns 30 minutos. Deu para perceber muita coisa do ambiente daquela zona. Era um domingo à tarde...

Ainda na Reboleira, estava ali um talude mesmo a pedi-las. Mas não tive tempo de aguarelar na hora...

Mais um pé do senhor da frente no comboio da linha de Sintra.

Mais pés. O meu e o da Soraia, minha aluna que estava a desenhar no exterior com a perna cruzada.


Agora ando a desenhar num caderno de folhas pretas, mas o meu próximo é, definitivamente, desta qualidade.

6 comentários:

Tiago Cruz disse...

Estou curiosos para experimentar este papel… e vai ser já o próximo!

Eduardo Salavisa disse...

Os últimos dois deswenhos de Leiria já foram feito neste papel. A caneta desliza melhor e a mancha de tinta não é tão absorvida o que provoca maior casualidade.

claudio patanè disse...

também eu quero experimentar!!! a qualidade é excelenta!!! parabens os desenhos..

Joananana disse...

Também tenho andado pelo comboio a desenhar mais pés do que pessoas...
estas páginas estão fantásticas

Anónimo disse...

anda tudo a gabar as belas das folhas do vizinho.

aguardo-as também.

~

velhadaldeia disse...

O papel do Eduardo... promete! Um dia destes faço-vos uma encomenda.