Os Urbansketchers Açores, a Aurora Social e a CRESAÇOR - Cooperativa Regional de Economia Solidária, CRL foram muito bem acolhidos em Vila Franca do Campo. A Dra. Nzinga Oliveira e a artesã Alexandra Costa encarregaram-se de nos guiar pelas Tendas da Vila passando também pelo Forno Comunitário. Gostei muito de estar à conversa com o Mestre João José Rodrigues - João da Rita - como é conhecido, por ser filho de sua mãe Rita, decidiram os mais antigos. Há tempos chamavam-lhe o «último Oleiro da Vila», parece-me um epípetro exagerado, não só se espera que o mestre João tenha muitos anos pela frente, como o seu filho lhe segue habilidosamente as passadas.
Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
quarta-feira, 22 de setembro de 2021
(a)Riscar o Património ed. 8 | Património diversificado e inclusivo
Passamos pelo forno Comunitário, lá nos contaram que cozia durante quatro dias e quatro noites. Muita lenha era precisa para manter o forno à temperatura necessária para a cozer tantas peças. Seguiu-se a tenda do mestre José Batata, que expõe peças únicas e dignas de vitrina. Como tínhamos diversos polos para visitar, o grupo foi-se fragmentando, ficando alguns a desenhar aqui e ali.
Acabei na olaria do Mestre António Batata a desenhar com barro vermelho - o que me permitiu acentuar - no desenho - as cores das peças que ali fizemos. Os Utentes da Aurora Social desenharam em Barro e participaram com interesse pela atividade, mas tiveram de sair mais cedo, foi pena.
No final, nesta olaria à beira-mar, experimentámos as rodas mecânica e a manual, eu sentei-me na roda mecânica e desastrosamente tentei erguer uma peça, já nem ousei pôr os pés na outra.
Agradeço a todos aqueles que estiveram connosco em mais uma jornada do património em especial à Aurora Social e Cresaçor por tão simpática colaboração.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
E eu agradeço estes desenhos com um belo texto !
Que desenhos lindíssimos, de uma experiência que parece ter sido bem especial!
Muito especial. obrigada aos dois.
Enviar um comentário