Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Três Graças no jardim da Casa da Cerca, o táctil do acto de desenhar e a família do desenho


Já não pensava contribuir para o desafio do "desenho táctil", pois o tempo não chegou para colocar no papel algumas ideias que foram surgindo.
Vim aqui com a intenção de vos desejar uma noite cheia de amor e boa companhia, e procurando à pressa um desenho para acompanhar algumas palavras, dei com este, destas "Três Graças" muito concentradas cada uma no seu desenho, e pensei "Táctil... É bem táctil a sensação do lápis sobre o caderno, enquanto dão à linha a pressão certa, no movimento da mão de cada uma."
E o jardim onde estávamos, é um jardim de experimentação, onde podemos tocar e até colher, com medida e respeito, claro, plantas para desenhar.
Até já lá tiveram uma exposição em que um dos canteiros era dedicado ao tacto.
E então, já em cima da data limite, mas só para dar voz ao "bichinho" que me ficou desde que comecei a participar nos desafios, aqui vai...

A Manuela, a Emilia e a Marilisa representam também aqui o que para mim é essencial no Natal, partilhar o amor fraterno com aqueles que se vão tornando nossa família. A família do desenho.
Um abraço bem quentinho a todos.
Feliz Natal!

3 comentários:

Alexandra Baptista disse...

Muito bonita esta publicação, feliz natal.

Leonor Janeiro disse...

É verdade somos a família do desenho. Bom Ano 2020

dilar pereira disse...

Ambiente primaveril e fresco o deste desenho (em pleno Dezembro!