Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

No Monte da Lapa

O encontro PoSk do passado Sábado teve como destino uma das muitas "aldeias" que resistem no interior da cidade: O Monte da Lapa, antigo bairro operário, praticamente desconhecido com extraordinárias vistas, e para o qual estão anunciadas para breve grandes transformações.

Outrora um moinho de vento e mais tarde um posto de vigia durante as guerras liberais, o miradouro oferece uma extraordinária panorâmica em todas as direcções.

À medida que os moradores foram saindo, as pequenas casas da Calçada do Monte da Lapa ficaram entregues a si mesmas, degradando-se rapidamente. O local, onde restam três moradores, é hoje um misto de paredes nuas, escombros, e obras em espaços adjacentes. Esperemos que a futura reabilitação traga uma nova vida a este extraordinário local onde, de tanto que ficou por desenhar, está prevista para muito breve uma "segunda edição" deste encontro.

4 comentários:

Rodrigo Briote disse...

Grandes registos, antes da reabilitação

Eduardo Salavisa disse...

Para memória futura!

João Santos disse...

Que confusão maravilhosa!

Teresa Ruivo disse...

Sem adjectivos!!!