Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 3 de dezembro de 2017

National Geogaphic Exodus Aveiro Fest

Entre o dia 1 e 3 de Dezembro aconteceu em Aveiro a primeira edição do National Geogaphic Exodus Aveiro Fest, uma iniciativa do Bernardo Conde que conseguiu a proeza de reunir em Aveiro um fantástico leque de renomeados fotógrafos e realizadores. Nomes como Ami Vitale, GMB Akash, Mário Cruz, Reza Deghati, entre outros. Nomeio estes pois foram os que mais me tocaram e emocionaram, é incrível ouvir da primeira pessoa as histórias que estão por trás das fotografias, as causas que os movem, ligada tanto à conservação da natureza como a causas sociais e humanitárias, as vidas que conseguem mudar, o tempo e a vida que nelas habitam.

Perguntei ao GMB Akash como conseguia os retratos que fazia, se as pessoas não se sentiam intimidadas e desconfiadas, e que através do desenho eu conseguia ultrapassar essas barreiras: "É tudo uma questão de confiança, conhecer as pessoas, falar com elas e ouvir o que têm a dizer com tempo, as histórias que têm para contar... a fotografia depois surge naturalmente com toda esta riqueza nela contida".

Ficam aqui alguns apontamentos possíveis, não fui preparad para desenhar mas para ouvir e ver :)

Segue-se agora uma road trip por várias zonas de Portugal com um ou dois sketchers a fazerem a reportagem gráfica... aguardemos :)


As aves que encontrei logo pela manhã antes de entrar. Durante uma palestra da Associação BioLiving, ligada à conservação da Natureza e educação ambiental.

O Bernardo e alguns dos oradores durante as palestras.

Ainda houve tempo de ir a Lisboa e regressar, com um desenho entre viagens.

2 comentários:

Alexandra Baptista disse...

Que introspeção.

Rosário disse...

Fazes um retratos sempre fantásticos!