Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Manchester - 3º workshop - Swasky - Bending the floor





Creio que não me deveria ter inscrito para este workshop, demasiado difícil para os meus conhecimentos. No entanto gostei de o ter feito mas creio que não irei utilizar este método que é difícil e que não me conseguiu desafiar.

 Isto nada tem a ver com o Swasky pessoa de quem muito gostei e com quem tive uma boa conversa na parte final quando dei por terminado o meu trabalho apesar de ainda ter tempo para fazer mais desenhos.

 Achei que, pelo menos ao princípio foi difícil para todos, mesmo para os "pesos pesados" e que até houve quem para tornear a dificuldade tivesse quebrado uma regra dos urban sketchers - desenhar em cadernos e não em folhas soltas para depois construir como que um puzzle de acordo com o que era pedido. Parece-me que não seria a melhor opção, sobretudo, vinda dum "peso pesado", ou seria o peso do medo de falhar? Dava pano para mangas esta discussão.

 Gostei de ver a Rosário a, como de costume, atirar-se ao desenho, em caderno, sem medos e com vontade de aprender, os seus desenhos são disso exemplo.

6 comentários:

Eduardo Salavisa disse...

Helena: quando nos encontrarmos tens que explicar melhor essa questão.

Alexandra Baptista disse...

encaro o desenho como uma aprendizagem continua e acessível a todos, basta querer..

Maria Celeste disse...

...Valente, Hfm ...

Unknown disse...

é isso mesmo, agarrar o touro pelos "ditos" :-)

Alexandra Baptista disse...

valente é elogio!!!

Teresa Ruivo disse...

É assim mesmo Helena: atirar-se a tudo com coragem! E partilhar, porque assim nós também aprendemos!