Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Simpósio USk Manchester 2016_ Dia 1

Hoje já foi a sério! Ou quase. Ainda não foi dia de workshops, actividades ou "lectures", mas foi dia de check-in de todos no Simpósio.
 Assim logo pela manhã, dirigimo-nos ao coração do Simpósio, o edifício Benzie no campus da Manchester Metropolitan University, onde funciona a Manchester School of Arts. Para mim, como estreante nestas andanças, foi o confronto com tantas figuras que nos habituámos a seguir nos seus posts, que celebravam entre elas (Nelson e Vicente incluídos) o seu reencontro desde o último simpósio. Mas a afabilidade habitual sketcher esteve sempre presente, quando os novos eram apresentados e mesmo quando iniciámos conversa.
Para fixar esta primeira aproximação ao Simpósio, escolhi sair do edifício e surpreender-me logo ao lado com um pequeno casebre antigo, que, parecia teimosamente querer manter-se incólume no meio de tantos imponentes  edifícios modernos. Trata-se do pub "The Salutation" que vim a saber mais tarde ser um dos dois sobreviventes em Manchester da década de 1840, Recuperado impecavelmente há cerca de 5 anos, está entregue à Students Union, a maior associação de estudantes do Reino Unido.


A seguir ao registo de todos os instrutores, formadores, correspondentes, etc., seguiu-se uma apresentação do evento pela organização a estes sketchers, através da Simone Ridyard, a organizadora chefe local, da Elizabeth Alley, a presidente dos USk e da Fernanda Vaz de Campos, de São Paulo.


No final, depois de tantas emoções novas (para mim), fomos reabastecer energias almoçando na cervejaria "The Lass O´Gowerie", com um sketcher argentino, o Silvio Menendez.


No regresso à base, descobrimos uma animação imensa no Benzie Building de novos sketchers, os restantes participantes que se iam registar no simpósio. Dificil era resistir aos materiais de desenho e livros de urban sketching na zona das bancas das marcas "sponsors" do Simpósio.


A tarde iria terminar na Town Hall, o edifício da Câmara Municipal, onde era dada uma recepção a todos os sketchers. Fascinante a sua traça, tão britânica, quer no exterior quer no interior, e que sem custo nos remetia de imediato para Hogwarts, a escola do Harry Potter.


Aqui com facilidade abordavas ou eras abordado por outros sketchers, numa saudável curiosidade de sabermos quem éramos, de onde vínhamos e o que o copo na mão ajudava a perguntar. A meio das conversas animadas, houve tempo de discursos institucionais, mas sempre com o humor presente, e muitos desenhos do momento à mistura. 
Ah, e ainda com música de um quarteto de cordas que tentou a custo fazer-se ouvir no meio do bruá das conversas (mas sem grande sucesso). O Pedro, o Nelson e o Vicente não resistiram a registar os encantos femininos das instrumentistas.


O dia terminou com um jantar na esplanada da "Thomas´s Chop House", que juntou 24 sketchers; muitos deles só aguentaram os talvez 12 graus da noite com os cobertores polar do restaurante. Além das conversas multilingue, foi tempo dos habituais desenhos e trocas de cadernos.







7 comentários:

Manuela Rosa disse...

MAGNÍFICOS!
Espero que faças o "retrato" de todos os portugueses, juntos, pois sois os maiores!

Ana Crispim disse...

Que bom... chegam os desenhos!!! Um docinho para quem ficou por cá!

USkP Convidado disse...

Muito bom!
Celeste Vaz Ferreira

nelson paciencia disse...

Valeu fazeres serão pela madrugada, belo post Luís!

Pedro Ribeiro disse...

Excelente trabalho Luís!
Parabéns e obrigado pela completa reportagem.

Henrique Vogado disse...

À distância estamos lá nas vossas reportagens. Parabéns aos dois!

Teresa disse...

Fantástica esta(s) reportagem(s) ! A não perder !!!!