Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 11 de março de 2016

Workshop com Kiah Kiean - desenhar com pauzinhos e tinta da china

Estava com bastante curiosidade em aprender esta técnica do mestre Malaio Kiah Kiean, sempre me fascinou esta técnica feita de emaranhados de linhas e manchas que se transformam em desenhos magníficos com uma expressão única.
Começamos o ws no miradouro da Senhora do Monte, com uma magnifica vista sobre Lisboa onde fizemos o primeiro exercício só com linha, mas como o tempo não estava a ficar nada fiável, surgiu a ideia de nos mudarmos para o Panteão Nacional, onde fizemos um segundo, com linha e mancha. A segunda parte já depois do almoço, aconteceu em Alfama e iniciou-se com uma demonstração do KK, foi muito importante vê-lo desenhar e perceber como o desenho se desenvolvia. Desenhámos com os matérias que ele habitualmente usa e nos ofereceu, o pauzinho afiado de water Jasmine tree e a tinta da china. O pauzinho usa-se como um pincel que dança no papel como uma melodia, criando manchas e limites através do preenchimento do vazio, criando um equilíbrio perfeito entre o que é riscado e o que fica em branco. Não é nada fácil, mas acho que no último já consegui entrar mais na filosofia :)





6 comentários:

Maria Celeste disse...

...gosto muito do ultimo desenho...
...filosoficamente correto...

Rosário disse...

Estão lindíssimos! Esta técnica é muito interessante!

Alexandra Baptista disse...

essa oficina foi mesmo muito interessante!!!

Celeste Vaz Ferreira disse...

Gosto do primeiro pelo traço solto, gosto do segundo, como te disse, pelo ambiente conseguido pelas manchas e gosto do terceiro pelo movimento que sugere.
Celeste Vaz Ferreira

USkP Convidado disse...

Gosto do primeiro pelo traço solto, gosto do segundo pelo resultado das manchas e gosto do terceiro pelo movimento que sugere.
Celeste Vaz Ferreira

Pedro Loureiro disse...

Geniais! Particularmente o último!