Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sábado, 5 de setembro de 2015

Sexta-feira vermelha


O final do verão traz consigo os três dias da Festa do Avante, na Amora. O evento que marca a reentrada anual política do Partido Comunista Português (PCP) tem sido sempre mais cultural que político.

As equipas de voluntários, militantes ou não do PCP, trabalharam todo o verão para erguer o recinto da Festa e preparar tudo para dar as boas vindas aos visitantes. A planta da Festa tem a organização e a dimensão de uma pequena vila, estruturada com vias principais e secundárias, bairros formados pelos stands temáticos, largos e praças para encontros e para palcos e serviços de apoio convenientemente espalhados por todo o recinto. Os bairros, cheios de mesas e cadeiras organizadas em esplanadas permitem o visitante repousar e refrescar-se com uma bebida e petiscos regionais. Cada bairro está associado a uma região do país e é da responsabilidade da secção do PCP da respectiva região. Existem também bairros da ciência, de exposições e debates e também a zona reservada aos stands das representações de movimentos políticos internacionais.

O maior foco de atenção da Festa é o palco 25 de Abril, onde a Orquestra Sinfonietta de Lisboa tocou ontem clássicos da música do cinema, arrancando com Also Spracht Zarathusta, usada por Stanley Kubrick no seu filme 2001: A Space Odyssey, passando pelos temas de Indiana Jones e de Lawrence of Arabia, rematando com um grandioso tema de Star Wars, de John Williams.

8 comentários:

hfm disse...

Belos registos.

nelson paciencia disse...

Muito bons!

José Louro disse...

Adorei. Fui lá sempre qdo era na Ajuda.

Maria Celeste disse...

...belos desenhos...
...e à noite são especiais...

Teresa Ruivo disse...

O palco está genial!

Pedro Loureiro disse...

Obrigado a todos! À noite é um desafio acrescido.
Zé: Gostava de ter conhecido a Festa na Ajuda. Já só sou do tempo da Amora ;)

USkP Convidado disse...

Estão soberbos!
Sofia Gomes

Jrosa disse...

Fantásticos desenhos, cheios de vida!