Um dos pontos altos da Festa do Avante é o comício do PCP no final de tarde de domingo. O toque de reunir é dado por orquestras de percussão como os Tocá Rufar, do Seixal e os Gaiteiros da Bardoada, do Pinhal Novo. Neste ano, o do reconhecimento do Cante Alentejano como património imaterial da humanidade pela UNESCO, esteve também presente o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa em palco, representando em palco a tradição do coro polifónico tradicional do Alentejo, cantando uma emblemática Grândola Vila Morena.

Os músicos foram seguidos pelos discursos de alguns dos líderes partidários. Milhares de pessoas assistiam sentadas, em pé, prestando muita atenção ou nem por isso, na relva, ou à sombra de um dos muitos stands de comidas regionais em torno da área livre do palco principal.

Quando o comício termimou, a música encheu novamente o ar do por-do-sol e a poeira invadiu milhares de narinas. O hino do PCP veio primeiro, depois a Internacional Socialista, o hino nacional e a mais aguardada das canções, a Carvalhesa. Esta canção tornou-se um ícone da Festa. A sua melodia, original do nordeste transmontano convida ao maralhal, a dançar e ao optimismo. As pessoas começam instantaneamente a dançar e a saltitar e a correr centenas de metros só para chegar ao largo do palco logo que ouvem as suas notas de arranque, para dançar com amigos e desconhecidos visitantes da Festa do Avante. A interessante história da produção da Carvalhesa pode ser lida aqui.

11 comentários:
Grandes desenhos e grande festa...
Desenhos com muita força!
...outro estilo e desenhos com muito estilo...
Estes desenhos e reportagens deixaram de ser adjectiváveis...
:)
simplesmente fantástico
Grande festa!
Que maravilha!
É assim mesmo!
Excelente!!
Fantásticos!
Sofia Gomes
Bons...bela festa...
Enviar um comentário