Ruínas da primitiva casa de habitação da Quinta do Conde dos Arcos ou Quinta da Torre, Monte da Caparica, com os seus armazéns agrícolas e lagar ,que se situam defronte da rotunda para a IC 20, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Fonte Santa e Costas de Cão.
Foi a mais importante das quintas que pertenciam ao Reguengo (terra de rei) da Caparica, fosse pela produção, pela proximidade das "águas santas" da Fonte Santa, e relações próximas dos seus proprietários com a família real, nobreza e corte. Dom Pedro V, tinha como lugar preferido o Porto Brandão, onde possuía casa real. Ali repousava das suas deslocações que fazia à Lagoa da Albufeira, em Sesimbra, para caçar coelhos e patos, que na altura abundavam nas suas matas e falésias.

4 comentários:
...que pena estar neste estado...
...mas o desenho está muito bom...
O texto torna mais interessante esta imagem.
Esta quinta nunca pertenceu ao reguengo, confinava sim com ele a oeste. O extremo reguengo subia pelo porto brandão, Fonte Santa, estrada velha deste lugar até ao lugar da Torre e subia pelo Monte até ao Bicheiro, local que antes da constituição da freguesia do Pragal era o limite este do Reguengo.
Para precisar melhor. O Bicheiro era o limite do Reguengo a oeste, aí era também o extremo oeste da freguesia da Caparica, antes da constituição da freguesia do Pragal, ocasião em que a freguesia de Caparica, atualmente Caparica Trafaria passou para a rua de São Lourenço Nascente.
Enviar um comentário