Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Torres Vedras - 3º dia

 
 
 

O dia começou muito bem com uma proposta que despertou a nossa criatividade. Numa primeira fase tínhamos de fazer, em folhas soltas, um enquadramento e noutra folha pessoas em diversas posições, em qualquer tipo de tamanho e de folhas. Tivémos meia hora para o fazer e depois os formadores, José Marconi (brasileiro) e Clara Marta Moreno (espanhola) ficaram com os nossos trabalhos.

Na galeria da Câmara esperámos que os mesmos fossem digitalizados e, em seguida, quais crianças, foi um puxa daqui, tira dali, para obtermos as imagens pretendidas.

Finalidade do exercício - no nosso caderno (pelo qual optei) ou numa folha solta teríamos que juntar o cenário/enquadramento com as pessoas. Podíamos e devíamos usar desenhos de outros sketchers na totalidade ou em parte. Optei por usar o que fiz para o enquadramento - parte da Igreja de S. Pedro e por pessoas que fui escolhendo de formatos diferentes e que depois colori. Tirando o desenho da Rosário nem sei a quem pertencem as minhas figuras.

Um desafio bem estimulante e divertido.
 
 
xxxxx
 
Da parte da tarde tivemos o João Catarino com os reflexos. Estava muito gente à volta do espelho de água do Chafariz dos Canos, os sketchers e um grande grupo de alunos da Lusófona.
 
A explicação, quase teatral e humorística do João foi muito boa e fez-nos, no mínimo, sorrir. Quanto aos reflexos, aí já suámos para conseguirmos encontrar as manchas. Começávamos pelos reflexos e depois é que fazíamos o mundo real. Difícil porque, muitas vezes, as pessoas já lá não estavam. Optei sempre por deixar em branco a parte de cima quando a pessoa já se tinha ausentado, apenas no reflexo sei que ela existia. Desenhei várias folhas, ficam aqui algumas.
 









3 comentários:

Teresa disse...

Gosto muito da narrativa que criou no Workshop da Clara Moreno e do José Marconi. FOi muito interessante este desafio : também gostei muito de criar o meu !

André Duarte Baptista disse...

Mais uma vez, excelente reportagem. obrigado pela entrega e companhia

Maria Celeste disse...

...muito bom ,Helena...
...gosto muito da experiencia dos reflexos...