Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Encontro Internacional de Desenho de Rua

 

Este foi o caderninho, feito por mim, que levei para Torres Vedras. Um encontro magnífico onde estive 4 dias e meio desenhando furiosamente o que em cada workshop nos era pedido. A minha biblioteca gráfica ficou mais rica.
Acima de tudo guardarei em mim o conhecimento de tanta gente, tão diferenciada e com quem tive grandes "bate-papos" e de quem recolhi muitos conhecimentos. Foi este o ponto de que mais gostei, da partilha e da diversidade de olhares.
Para além dos portugueses, estavam muitos brasileiros de Paraty e de Curitiba e ainda a Inma Serrano, Clara Marta Moreno e a Celia de Burgos.
Penso que os desenhos e as fotografias dirão muito sobre a riqueza deste Encontro.
 

1º Dia - parte da manhã com o Pedro Alves aprendendo noções de arquitectura. Fui uma péssima aluna mas, pelo menos, absorvi os conceitos que o Pedro explicou e demonstrou.
 

Parte da tarde - Fomos para o Largo 25 de Abril e o Lauro Monteiro (Paraty) pediu-nos para desenvolvermos desenhos de escolha livre, daquilo que se vê: a paisagem urbana, placas de ruas, publicidade, anúncios e o que nos envolve, frases, palavras ouvidas. De tudo isto impregnámos o nosso caderno numa folha dupla com traços, palavras, colagens e emoções.
Começou muito bem. O Lauro ajudou o Pedro e vice-versa e, por isso, apesar de estar muita gente, tivémos sempre apoio dos "profs.".
Desde este primeiro dia que tive a noção que ia ser muito bom e há ainda que referir a excelente organização do André Baptista e de toda a equipa do CCC.
 

Quando terminávamos o workshop da tarde e depois da partilha dos cadernos e da fotografia da praxe íamos para a Cooperativa de Cultura e Comunicação onde havia sempre um palestra informal.
Fica aqui o que fiz nesse primeiro dia. No desenho azul encostado à mesa está a grande placa que o Pedro Alves levou e onde fez a demonstração do que queria.

6 comentários:

Teresa Ruivo disse...

Belo trabalho Helena! E quanto ao caderno...é lindissimo!

Ana Crispim disse...

Linnnnnnndo Caderno... estou desejosa de ver os outros trabalhos!!!

Pedro Alves disse...

Má aluna?! Fez ali o meu perfil em três tempos e reconheci-me de imediato ;) E pelos apontamentos, esteve atenta ao que fui dizendo. Belos registos ;)

Maria Celeste disse...

...como gosto do caderninho(marmoreado, uma só cor, lindo),dos desenhos ,e muito,muito do texto...

Dina Domingues disse...

os desenhos já sabemos que são giros, por isso vou falar do "caderninho" :) muito querido e com uma cor bonita

DiasVanda disse...

Que beleza, Helena!