Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 12 de abril de 2015

Chile: Começando a descobrir Santiago

Esta Páscoa tive a oportunidade de passar duas semanas, calmamente, em Santiago, no Chile. Com um caderno novo na bagagem e uma pequena caixa de aguarelas, estava pronto para trazer este novo hábito de desenhar para umas férias em família pela primeira vez. A boa notícia é que, com a paciência de quem me acompanhava, consegui sobreviver! :)

A nossa primeira incursão no centro de Santiago foi numa segunda-feira. Com os museus todos fechados, tivemos que nos contentar em percorrer as ruas da cidade. Começámos, como bons turista, pela Plaza de Armas. O Museu Histórico Nacional, instalado num antigo palácio na praça, é um dos edifícios mais conhecidos da cidade, com o seu amarelo inconfundível.


Muito perto, a Catedral Metropolitana, com a sua arquitectura do século XVIII, é outro ponto de paragem obrigatório. A sua admirável fachada barroca (que é um desafio para desenhar) está a ser restaurada. Do outro lado da rua, ergue-se uma das muitas torres de vidro da cidade, num contraste que se sente em todo o centro da cidade, entre o novo e algum antigo.


Para se absorver a imagem de conjunto da cidade é preciso ganhar alguma distância. O melhor sítio para isso é o Cerro San Cristóbal, na zona da Bellavista. Graças a um funicular, conseguimos subir até ao topo do monte e ver como a cidade imensa se estende até ao sopé dos Andes, que nos dias de boa visibilidade dominam o horizonte com os seus picos gelados. A dimensão da cidade é impressionante e percebe-se que vivem ali, de facto, sete milhões de pessoas...

7 comentários:

Teresa Ruivo disse...

Fantásticos Rui!

Rui Grilo disse...

Obrigado Teresa! Desenhar em férias tem outro sabor. :) Vou publicar o resto dos desenhos nos próximos dias.

Miú disse...

Desenhos excelentes, Rui! A fachada barroca, muito bem, e como gosto da ilusão do vidro!

hfm disse...

Grande reportagem!

Maria Celeste disse...

...muito,muito bom...
...e consegue ter o ar descontraído das férias...

Manuela Rosa disse...

Como gostava de visitar este país!
Obrigada pelo prazer proporcionado pelos teus desenhos.

L.Frasco disse...

Que maravilha, Rui. Ainda bem que a família te deixou desenhar tanto. Comigo não é fácil...