Esperava encontrar feições eslavas, mas a verdade é que os polacos são muito diversos, atestando as fronteiras movediças do seu país. Muito desejada, e por vezes, invadida e abusada por vizinhos próximos e afastados ao longo dos séculos, a Polónia e, mais particularmente Varsóvia, parecem ser uma encruzilhada da Europa Central. Feições eslavas, nórdicas e germânicas são predominantes, mas conseguem-se identificar feições de praticamente todos os cantos da Europa.
À noite, a juventude invade bares como o Warszawska, em Śródmieście, o bairro central da capital. Alguns fregueses, após repararem que estavam a ser desenhados, tornaram-se amistosos e entabularam conversa. Um dos mais comunicativos era um produtor de vídeo e artista de stop-motion local. A taberneira, com aparente idade ilegal para estar atrás dum bar, mostrou uma inveja silenciosa por não estar a ser desenhada, portanto, fiz-lhe a vontade. Não tenho é a certeza de que tenha ficado satisfeita com o resultado.
(também publicado em http://pedromacloureiro.com/2015/02/poland-sketches-3-warsawians/)
8 comentários:
Dá gosto ver os teus desenhos e ler as tuas histórias.
Gosto mesmo disto!
...pedaços do quotidiano bem desenhados e bem descritos...
Viagens fantásticas que fazemos com os teus desenhos!
Visto assim, até parece que é fácil aguarelar rostos...
Muito boas as figuras humans, Pedro.
(Da Polónia só conheço Cracóvia e Krosno. Lembro-me bem de os meus amigos se terem queixado dessa memória pesadíssima das invasões do passado. E disseram-me que, entre alemães e russos, quem eles temem a sério é o "urso" gigante... E eu estou tentada a dar-lhes razão, pois o Putin não é para brincadeiras, certo?)
Muito giros.
Gosto imenso destas histórias!
Obrigado a todos! :)
Miú: é verdade que é um povo martirizado, apesar de haver sempre umas histórias de colaboração com os nazis na história dos judeus na 2ª Guerra, mas não se pode generalizar. Ainda assim, se há malta que, para além de nós, precisa de cantar o fado, são seguramente os polacos.
Quanto a Cracóvia, virá brevemente ;)
Enviar um comentário