A poucos quilómetros de Lagos, na Mexilhoeira Grande, existe já há alguns anos um restaurante conhecido por servir pratos tradicionais algarvios. Lá, não temos direito a escolher o que vamos comer. A ementa é trazida à medida que fica pronta na cozinha e, à medida que as horas avançam, as travessas entram cheias e saem vazias. A comida é caracterizada pela ausência de temperos exagerados ou especiarias. São apenas dados alguns toques de azeite, alho, sal e coentros. Mas o verdadeiros sabores vêm dos alimentos.
É uma tortura ser o designated driver quando vêm para a mesa xiripitis desta categoria!
Outro restaurante algarvio sobejamente popular é a mesa de jantar da minha mãe. Aqui, a sardinha come-se à mão e em cima de uma fatia de pão. Ao fim de umas sete ou oito sardinhas, o pão, encharcado em sabor, remata as sardinhas, a salada de tomate e o pimento assado.
As ameijoas vêm do mar para a frigideira no mesmo dia, com uma breve paragem no Campôa, loja de pescado fresco no centro da cidade. O polvo, já se sabe, deve ser congelado antes de ser cozinhado para ficar tenro na altura da comezaina.




10 comentários:
Que imagens apetitosas!
Tudo coisas boas!
...e Portugal é........
...belos desenhos do Pedro...
Que belos desenhos! Aprecio imenso desenhos gastronómicos e as sardinhas estão magníficas!
São os chamados desenhos deliciosos...
Que bela comida! e belas sardinhas!
Belo roteiro gastronómico ilustrado.
Como te percebo Pedro!! Portugal é mesmo boa comida!
Obrigado a todos pelos comentários! :)
Subtilmente se constroem desenhos fascinantes. Parabéns, Pedro.
Enviar um comentário