Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 18 de agosto de 2013

Berlim e Budapeste 1 - Diário Gráfico e muito mais


Viajei por Berlim e por Budapeste em Julho.

Como sabia que ia andar de bicicleta usei o mesmo diário que levei a Barcelona em 2012. É um caderno com desenhos impressos e alusivo ao tema. Não é próprio para aguarela nem canetas de feltro, porque o papel é muito fino,  mas fazia sentido... Usei-o pouco em Barcelona, mas deixei-me preenchê-lo quase completamente em Berlim e terminá-lo em Budapeste, onde fui em trabalho.

Não é um diário gráfico, mas um diário de viagem de desenhos, fotografias, colagens e sobretudo do que está ausente: imagens, frio, calor, sol, chuva, cheiros e sabores - só meus, impossíveis de partilhar... guardados na memória - que flutuam quando folheio as páginas uma e outra vez.

Como o caderno está "gordo", porque tem muitas colagens, tive que o fotografar. Seria impossível digitalizá-lo em condições.

Venham daí e boa viagem! :D











3 comentários:

Maria Celeste disse...

...gostei do som da cozinha do João...

zeta disse...

De bicicleta? Terá sido uma aventura!

Rita disse...

Andar de bicicleta não é muito aventuroso em Berlim. Senti-me muito segura. Os condutores dos veículos motorizados são muito cuidadosos com os ciclistas!