Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 29 de agosto de 2012


3 meses de fisioterapia, depois de uma cirurgia ao joelho em janeiro, deram-me tempo para inaugurar o caderno Fabriano com folhas de duas cores - brancas e cremes. O papel raiado é bom, mas não se dá à tinta preta.


Depois de ter lido Elements of drawing de John Ruskin, fiquei com vontade de seguir os conselhos dele e desbravar esse matagal que deixei crescer na minha consciência - a habilidade com a grafite.


O mais difícil, para alguém acostumado a desenhar linhas com caneta, é evitar os contornos. Não é propriamente o tipo de desenho que mais gosto de fazer, muito paciente, estudando as proporções e as dimensões certas. É um desenho mais meditativo que de registo.


Estou ansioso por voltar ao desenho rápido e à aguarela! Se calhar devia ter dois cadernos.

5 comentários:

Manuela Rosa disse...

Estranhei a tua "ausência"... Espero que estejas melhor! Gostei das tuas experiências e acho que deves apostar nas duas técnicas,sim, dois cadernos!

Maria Celeste disse...

...o ano passado também passei por isso...
...pessoalmente a grafite deprime um bocado...
...penso que é boa ideia outro caderno para animar...
...mas os desenhos a grafite estão simplesmente fantásticos...

Parabéns!

Maria Celeste disse...

...o ano passado também passei por isso...
...pessoalmente a grafite deprime um bocado...
...penso que é boa ideia outro caderno para animar...
...mas os desenhos a grafite estão simplesmente fantásticos...

Parabéns!

cláudia mestre disse...

Parabéns pelos desenhos! Nisto de desenhar em cadernos tudo é permitido, inclusive o número dos mesmos.

Pedro Loureiro disse...

Obrigado a todas!

Manuela: Agora já estou bem e a fazer ginástica sueca ;) Obrigado

Celeste: Recordo-me dos seus desenhos enquanto esteve imobilizada. Valha-nos o caderno para depositar tanta paciência e imobilidade.