Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Viajar pelo desenho

Há dois anos atrás publiquei aqui o mesmo desenho!

Na altura tinha sido feito com grafite. Pareceu-me o material certo. Acontece que, sem a laca e com o passar do tempo, o desenho foi-se desvanecendo... quase como se quisesse desaparecer do caderno!
Apercebi-me disso por acaso e o acaso fez-me rever todos os desenhos que tivessem sido feitos com o grafite. 
Por sorte, foram poucos!

Não pensei duas vezes quando decidi usar a tinta da china para fixar o desenho, pois esta é das minhas duplas páginas favoritas. Pelo resultado, mas também porque me permite regressar a Florença e reviver a cidade em todas as páginas deste caderno.

Sem comentários: