Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Enxertos

Há uns anos contratamos uns especialistas caros e muito recomendados para enxertar uns castanheiros novos e outros já com meia dúzia de anos. Um fiasco. De vinte e tal enxertos vingaram três e parte das árvores não sobreviveram.
Mas era um trabalho bonito e umas ferramentas lindas.


quarta-feira, 27 de agosto de 2025

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

USk Symposium

Este desenho foi feito na abertura do 8º Symposium USk, em Chicago, 2017.
Já aqui foi publicado, mas volto a ele lembrando outros tempos em que houve maior ligação entre os USkP e este blog, e os USk, nomeadamente em relação ao encontro anual.
Por motivos de saúde não volto a participar nos Symp nem em congressos, etc mas lembro, e felicito, um grupo de Urban Sletchers Portugueses que estão na Polónia desenhando e divertindo-se no verdadeiro espírito USk.
Só tenho pena que não apareçam aqui os desenhos nem haja um correspondente ou representação oficial que relate aqui o ambiente, os programas e os acontecimentos que por lá se passam.
Bom Symposium, urban sketchers.


Praia


 

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

terça-feira, 19 de agosto de 2025

Ursa

A Praia da Ursa ao rubro.


Barbearia Dora | Projeto Vizinhos

 O Projeto Vizinhos é uma iniciativa do Museu Carlos Machado que aproxima o museu da sua comunidade, promovendo atividades com e para os vizinhos.


No âmbito deste projeto, que celebra a convivência e a colaboração, o museu abre as suas portas para que os moradores proponham ações culturais, partilhem histórias e utilizem os espaços de forma ativa e criativa.

👉 No próximo sábado, 23 de agosto, às 10h, terá lugar um encontro especial com os @Urban Sketchers Azores (na rua poças Falcão-PDL), contando ainda com a presença de Dora Machado, barbeira há 41 anos no bairro.



𝗤𝘂𝗲𝗿𝗲𝘀 𝘀𝗮𝗯𝗲𝗿 𝗺𝗮𝗶𝘀? Lê a entrevista completa na edição de julho da Criativa Açores e descobre o espírito por detrás deste projeto inspirador!

Não esquecer! Trazer: Caderno, caneta e/ou cores

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

terça-feira, 5 de agosto de 2025

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Já quase não se vêm peniches nos cais do Sena (pelo menos no centro) de Paris.


quarta-feira, 30 de julho de 2025

6.º Encontro do Ciclo Eduardo Salavisa, na Av. da Liberdade

E no domingo de manhã, lá fomos desenhar para a Av. da Liberdade em mais uma homenagem ao Eduardo Salavisa. O ponto de encontro foi na esquina do teatro Tivoli, e foi aí mesmo que fiquei a desenhar.

Organização dos Urban Sketchers de Portugal e da Associação Avenida.


Caderno Firmo A5


Foto de grupo

terça-feira, 29 de julho de 2025

Notre Dame de Paris

Hesitei em começar este desenho. Uma perspective difícil, sem verticais dominantes, sem pontos de fuga claros, uma composição sofrível,... mas estava ali mesmo, com a Notre Dame à frente, no cantinho de uma ponte, com um parapeito que fazia a mesa perfeita. Atirei-me a ele, começando com lápis porque o enquadramento era mesmo difícil.
Não tinha começado há 5min quando apanho um empurrão e um  "allez vous en, c'est ma place".
Fiquei surpreendido e respondi "mais c'est ma place aussi!".
Mas o energúmeno não desistia porque queria exactamente aquele local para estender no chão uma manta cheia de "Torres Eiffel e Notres Dame" com várias cores, formatos e materiais, além de outros souvenirs.
"C'est lá que je fais mon manège"... "Mais moi aussi!". E continuei o desenho até que a situação se tornou insuportável, com as bugigangas mesmo à volta dos meus pés e uma banda sonora insultuosa que nem saberia aqui reproduzir.
Tirei uma fotografia com o telemóvel e abalei com o desenho apenas começado.
Acabo por ter um desenho com tanto apoio fotográfico fora do local, que nunca poderá ser um Urban Sketch. A estes desenhos chamamos-lhes NUS - Not Urban Sketch.
Encontrei outro desenho (de 2006), aparentemente no preciso mesmo local, de inverno, sem folhas nas árvores, Pelos vistos há pontos de vista irresistíveis. Este sim, é um Urban Sketch. Aqui o enquadramento foi resolvido por corte no modelo. 













Av. da Liberdade


 

segunda-feira, 28 de julho de 2025

"Diários de Viagem"

Em 2007 recebi um telefonema do Eduardo Salavisa (que não conhecia) propondo a inclusão de alguns desenhos meus no livro DIÁRIOS DE VIAGEM, que viria a ser publicado em 2008 e que foi seminal. Tinha acabado de chegar de Paris e, um dos desenhos que enviei para o Eduardo, foi este.
Recentemente voltei ao mesmo local e foi mais forte a recordação do livro e de todo o movimento que este livro ajudou a nascer -  primeiro os Urban Sketchers e depois os Urban Sketchers Portugal - do que a recordação de um centro comercial onde me sentei no chão a desenhar.

 















na sombra da Avenida



  6º Encontro Ciclo: Eduardo Salavisa - o Homem e a Obra

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Updates das férias

 Cá andamos de volta às terras lusas, e deixo aqui uns 'updates' das férias. Alguém adivinha por onde andamos? 




domingo, 20 de julho de 2025

Bragança, 2

Camino de Santiago Português Via de la Plata;
Camiño Zamorense Português;
Camiño Zamorano Português.
Tenho começado as caminhadas uma hora antes da alvorada, tentando chegar ao destino antes dos 38ºC mas depois, à tarde, está tanto calor que não me apetece ir passear nem desenhar para a canícula. Não há cafés nem sítio nenhum onde ir e acabo por ficar num albergue sem interesse. Vou parar em Bragança e, mais tarde, recomeçarei o caminho a partir de lá.  


sábado, 19 de julho de 2025

Bragança

Camino de Santiago Português Via de la Plata;
Camiño Zamorense Português;
Camiño Zamorano Português.
Ladeando as ribeiras, ocupando os leitos de cheia, são aqui conhecidos como “lameiros” estas zonas mais ou menos planas, devegetação muito variada, normalmente usadas para pastoreio. Para mim são um elemento muito característico da paisagem do nordeste transmontano.


sexta-feira, 18 de julho de 2025

Os lameiros

Camino de Santiago Português Via de la Plata;
Camiño Zamorense Português;
Camiño Zamorano Português.
Ladeando as ribeiras, ocupando os leitos de cheia, são aqui conhecidos como “lameiros” estas zonas mais ou menos planas, devegetação muito variada, normalmente usadas para pastoreio. Para mim são um elemento muito característico da paisagem do nordeste transmontano.


quinta-feira, 17 de julho de 2025

Trás-os-Montes

Camino de Santiago Português Via de la Plata;

Camiño Zamorense Português;

Camiño Zamorano Português.

Nesta zona de Trás-os-Montes, já no Parque Natural de Montesinho, são muito frequentes as paisagens ripícolas, com pequenos, ou não tão pequenos ribeiros marcados por densa vegetação. Junto aos rios fica mesmo escuro, sossegado, por vezes ouvindo-se a água em pequenas cascatas. “… como este ribeiro manso, em serenos sobressaltos…”, no dizer do António Gedeão.

Raios de sol atravessam as copas e fazem floreados de luz.

Por todo o lado passarada, lagartos e cobras, gatos meio selvagens, rastos de javali…



quarta-feira, 16 de julho de 2025

Camiños

Camino de Santiago Português Via de la Plata;
Camiño Zamorense Português;
Camiño Zamorano Português.
Regresso a Portugal, pela fronteira de Quintanilha.
Nós últimos km a fronteira é definida pelo Rio Maçãs e a entrada em Portugal faz-se por uma ponte rodoviária na estrada N218-1



terça-feira, 15 de julho de 2025

Caminhos de Santiago

Camino de Santiago Português Via de la Plata;
Camiño Zamorense Português;
Camiño Zamorano Português.
Mais um bom passeio.
O percurso não é um trilho selvagem mas um caminho muito bonito através de soutos e bosques de carvalhos, sobreiros e azinheiras. Quilómetros de caminho limpo, sem lixo, sem pegadas humanas e com raros rastos de pneus.
Hoje havia fortes desentendimentos entre as muito vandalizadas marcações, o caminho propriamente dito e o GPS. Tive de voltar algumas vezes atrás.
Em Alcanices o albergue é o maior deste caminho. Tem 34 lugares. Curiosamente, este ano, sou o 35º peregrino a ficar aqui e, mais uma vez, fiquei sozinho. Claramente sobredimensionado.




Herdade Barrocal de Baixo - Jul 2025

Pela primeira vez, estive num retiro. Este, era um retiro literário com desafios a nível de escrita :-)
Teve lugar na Herdade Barrocal de Baixo em Montemor-o-Novo. Desenhei um pormenor de um dos recantos com uma fogueira no centro onde, numa das noites, partilhámos em grupo um dos desafios: um poema com a resposta a uma carta individual.
Não me importava nada, mas mesmo nada, de ter ficado lá muitos mais dias :-D



segunda-feira, 14 de julho de 2025

Caminho Português Via de la Plata

Camino de Santiago Português Via de la Plata;
Camiño Zamorense Português;
Camiño Zamorano Português.
A paisagem é variada e bonita. Coincidem searas com grandes bosques, muitos carvalhos, muitos castanheiros. Ao longe, montanhas.
Nos 21km entre Ricobayo de Alba e Fonfria não me cruzei com ninguém. Nem peregrinos nem habitantes. Ninguém. Nem mesmo quando atravessei duas pequenas aldeias.
Um excelente albergue em Fonfria onde, mais uma vez, fiquei sozinho.



















No caminho as alvoradas são bonitas e os primeiros raios de sol são uma alegria.


Lisboa Jardim dos Coruchéus