Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Jornadas Europeias do Património - Arco de Jesus

 Durante a caminhada "Lisboa Antiga" integrada nas Jornadas Europeias do Património, paramos para desenhar o Arco de Jesus em Alfama.
Obrigado aos USkP pela organização, e ao Tomás Reis pela orientação durante o percurso.

terça-feira, 23 de setembro de 2025

FTSS- Festival Terras sem Sombra

O concerto pelo OCAS - Orquestra de Câmara Solidária, No Teatro Municipal Pax Julia, em Beja, foi excelente.
Durante a "Música para os Fogos de Artifício Reais" (Handel) houve mesmo "fogo de artifício". Rebentaram festões que lançaram para o ar quilos de confetis e serpentinas de cores metalizadas e brilhantes. Debaixo dos holofotes de cena fizeram um efeito lindo, embora não tenha a certeza de que os músicos tenham gostado tanto.


segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Cardoso, Luthier.

Artes & Ofícios - Cumplicidades.
Apresentação, na vertente de património do FTSS - Festival Terras sem Sombra, do Luthier Cardoso, em Trindade, Beja.
Uma tarde muito interessante e muito bem passada, que incluiu música (violas campaniças lindas e obviamente produzidas naquela mesma oficina) e poesia, com Paulo Colaço, Guilherme Faísco e José António Cardoso.


Cine Teatro Vale Formoso, Porto

Os dois desenhos que fiz no encontro no Cine Teatro Vale Formoso no Porto com os PoSk - Porto UrbanSketchers



Casa dos Bicos


(a)riscar o património

domingo, 21 de setembro de 2025

Festival Terras sem Sombra - Beja

Na vertente Património do FTSS - Festival Terras sem Sombra visitamos a oficina CARDOSO LUTHIER. 
Não suspeitava que, na pequena aldeia Trindade, a 15km de Beja, houvesse uma oficina tão especial e com tanta projecção.
Muitos e tão bonitos instrumentos de cordas. Explicações e histórias tão interessantes. Em curso estava a montagem do tampo de um alaúde.


quarta-feira, 10 de setembro de 2025

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

FESTA DO MILHO | Ajuda da Bretanha

 Encontro Urban Sketchers  Açores

📅 Data: 13 de setembro
🕓 Hora: 16:00
📍 Ponto de encontro: Moinho do Pico Vermelho

Encontro__USkPAçores09setembro2025.jpg


O encontro decorrerá integrado na Festa do Milho na Ajuda da Bretanha, evento anual que celebra a cultura do milho através de atividades etnográficas, gastronómicas e culturais, como o cortejo e a tradicional desfolhada.

Organizada pela Associação Norte Crescente em parceria com a freguesia e várias entidades, esta festa homenageia o legado dos antepassados e mantém vivas as tradições ligadas ao milho.

Esta é uma ocasião única para desenhar, conviver e registar o espírito desta celebração, partilhando olhares, manchas e traços num cenário de memória e identidade cultural.

Aberto a todos os que gostam de desenhar, independentemente da experiência.

domingo, 7 de setembro de 2025

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Exposição "Desenhos dos Livros de Jazz"

São seis os livros que estão publicados em parceria com o escritor Luís Gaivão. Apenas um (" Sabores, Desesenhos e Rimas") é parcialmente desenhado in situ. Todos os outros: Luanda, Lagoa, Vagos, Lamego e Reguengos de Monsaraz são totalmente desenhados e escritos no local.
Esta exposição mostra o percurso  desta parceria que teve início com a publicação do livro "Angola: Muxima, Desenho e Texto" pela Porto Editora em 2015.

Foz de Arouce II

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Enxertos

Há uns anos contratamos uns especialistas caros e muito recomendados para enxertar uns castanheiros novos e outros já com meia dúzia de anos. Um fiasco. De vinte e tal enxertos vingaram três e parte das árvores não sobreviveram.
Mas era um trabalho bonito e umas ferramentas lindas.


quarta-feira, 27 de agosto de 2025

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

USk Symposium

Este desenho foi feito na abertura do 8º Symposium USk, em Chicago, 2017.
Já aqui foi publicado, mas volto a ele lembrando outros tempos em que houve maior ligação entre os USkP e este blog, e os USk, nomeadamente em relação ao encontro anual.
Por motivos de saúde não volto a participar nos Symp nem em congressos, etc mas lembro, e felicito, um grupo de Urban Sletchers Portugueses que estão na Polónia desenhando e divertindo-se no verdadeiro espírito USk.
Só tenho pena que não apareçam aqui os desenhos nem haja um correspondente ou representação oficial que relate aqui o ambiente, os programas e os acontecimentos que por lá se passam.
Bom Symposium, urban sketchers.


Praia


 

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

terça-feira, 19 de agosto de 2025

Ursa

A Praia da Ursa ao rubro.


Barbearia Dora | Projeto Vizinhos

 O Projeto Vizinhos é uma iniciativa do Museu Carlos Machado que aproxima o museu da sua comunidade, promovendo atividades com e para os vizinhos.


No âmbito deste projeto, que celebra a convivência e a colaboração, o museu abre as suas portas para que os moradores proponham ações culturais, partilhem histórias e utilizem os espaços de forma ativa e criativa.

👉 No próximo sábado, 23 de agosto, às 10h, terá lugar um encontro especial com os @Urban Sketchers Azores (na rua poças Falcão-PDL), contando ainda com a presença de Dora Machado, barbeira há 41 anos no bairro.



𝗤𝘂𝗲𝗿𝗲𝘀 𝘀𝗮𝗯𝗲𝗿 𝗺𝗮𝗶𝘀? Lê a entrevista completa na edição de julho da Criativa Açores e descobre o espírito por detrás deste projeto inspirador!

Não esquecer! Trazer: Caderno, caneta e/ou cores

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

terça-feira, 5 de agosto de 2025

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Já quase não se vêm peniches nos cais do Sena (pelo menos no centro) de Paris.


quarta-feira, 30 de julho de 2025

6.º Encontro do Ciclo Eduardo Salavisa, na Av. da Liberdade

E no domingo de manhã, lá fomos desenhar para a Av. da Liberdade em mais uma homenagem ao Eduardo Salavisa. O ponto de encontro foi na esquina do teatro Tivoli, e foi aí mesmo que fiquei a desenhar.

Organização dos Urban Sketchers de Portugal e da Associação Avenida.


Caderno Firmo A5


Foto de grupo

terça-feira, 29 de julho de 2025

Notre Dame de Paris

Hesitei em começar este desenho. Uma perspective difícil, sem verticais dominantes, sem pontos de fuga claros, uma composição sofrível,... mas estava ali mesmo, com a Notre Dame à frente, no cantinho de uma ponte, com um parapeito que fazia a mesa perfeita. Atirei-me a ele, começando com lápis porque o enquadramento era mesmo difícil.
Não tinha começado há 5min quando apanho um empurrão e um  "allez vous en, c'est ma place".
Fiquei surpreendido e respondi "mais c'est ma place aussi!".
Mas o energúmeno não desistia porque queria exactamente aquele local para estender no chão uma manta cheia de "Torres Eiffel e Notres Dame" com várias cores, formatos e materiais, além de outros souvenirs.
"C'est lá que je fais mon manège"... "Mais moi aussi!". E continuei o desenho até que a situação se tornou insuportável, com as bugigangas mesmo à volta dos meus pés e uma banda sonora insultuosa que nem saberia aqui reproduzir.
Tirei uma fotografia com o telemóvel e abalei com o desenho apenas começado.
Acabo por ter um desenho com tanto apoio fotográfico fora do local, que nunca poderá ser um Urban Sketch. A estes desenhos chamamos-lhes NUS - Not Urban Sketch.
Encontrei outro desenho (de 2006), aparentemente no preciso mesmo local, de inverno, sem folhas nas árvores, Pelos vistos há pontos de vista irresistíveis. Este sim, é um Urban Sketch. Aqui o enquadramento foi resolvido por corte no modelo. 













Av. da Liberdade